Compartilhe

Mais problemas para o Google e os seus conteúdos direcionados para o público infantil. A falha de supervisão na Google Play Store resultou na identificação de vários jogos qualificados como PEGI 3 contavam com conteúdo não correspondente com essa qualificação.

O Wired UK enviou para o Google uma amostra de 36 jogos que claramente violavam a qualificação PEGI 3, e 16 jogos com conteúdo duvidoso ou que rastreavam a localização do usuário. Alguns foram eliminados da Google Play Store, e outros voltaram para a loja com classificações revisadas.

A classificação apta para menores não restringe o alcance do jogo da forma como uma classificação etária mais alta faz. Desse modo, o desenvolvedor aumenta o leque de dispositivos onde o app pode ser instalado, obtendo mais receitas assim. A maioria dos jogos listados eram gratuitos, com compras in-app e cheios de publicidade.

O Google se defende, afirmando que elimina da Google Play qualquer app que viola as políticas internas da empresa. Além disso, apps considerados familiares devem cumprir com exigências como conteúdos e restrições de anúncios, cumprindo todas as leis de privacidade.

 

 

O que é a qualificação PEGI?

 

 

Cada qualificação PEGI conta com permissões diferentes. A idade mínima recomendada para cada jogo às vezes é otorgada automaticamente, mediante um questionário completado pelo próprio desenvolvedor que publica o game na Google Play Store.

Na Apple App Store, também é utilizado um questionário para determinar qual é a idade mais adequada para app ou jogo. A diferença é que o Google dispõe de um sistema automatizado para publicar um app/jogo na Google Play Store, e sem revisão humana na maioria dos casos.

 

 

Ou seja, o conteúdo publicado pelo desenvolvedor não é revisado, o que faz com que vários jogos qualificados como aptos para todas as idades na prática são jogos com temática mais adulta, como jogos de tiro com armas de foto realistas, zumbis mostrando sangue e mais gráficos relativamente fortes para crianças.

 

Via Wired UK


Compartilhe