Compartilhe

Nos últimos dias, muitos usuários desgostosos do Android se manifestaram nas redes sociais, alegando que que os seus smartphones estão consumindo muito mais bateria em um tempo muito menor. E que o problema estaria relacionado à atualização mais recente do sistema operacional.

A culpa do problema recairia diretamente para a Google Play Services, o pacote de serviços e APIs que é responsável por uma grande quantidade de operações nos smartphones com Android. Ele se faz presente nas notificações ‘push’, operações em segundo plano, funcionamento rápido de GPS, entre outros serviços. Logo, uma falha no seu funcionamento pode ser notada em todo o dispositivo.

As reclamações estão relacionadas à versão 18.3.82 do Google Play Services. Os usuários do Android estão denunciando que esta última atualização está consumindo muita bateria.

Fato é que qualquer um pode comprovar essa notória mudança. Basta entrar em configurações, e procurar a opção que diz “uso de bateria”. Ali, vai aparecer uma lista de softwares que estão consumindo uma maior ou menor quantidade de bateria, e nas primeiras posições da lista está o Google Play Services, com uma boa porcentagem.

 

 

 

Como corrigir o problema?

 

Até agora, não há explicações oficiais ou soluções 100% eficazes. Porém, algumas das pessoas que estão experimentando o problema apresentaram formas de evitar a temível versão 18.3.82.

Uma delas é fazer o download da versão beta do Google Play Services. Basta ir até a página oficial e solicitar a sua conversão em beta tester. Obviamente, você terá que esperar que o Google envia a versão beta e, ainda assim, estar preparado para experimentar alguma possível falha.

Você também pode tentar instalar uma versão anterior do Google Play Services, onde o download pode ser feito através do APKMirror. Obviamente você precisa desativar o uso de dados em segundo plano para evitar que o aplicativo seja atualizado para a versão atual e, com isso trazendo de volta os problemas.

E você? Notou um maior consumo de bateria no seu smartphone Android?


Compartilhe