Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Google Pixel 8a vs Google Pixel 7a

Google Pixel 8a vs Google Pixel 7a

Compartilhe

Apesar do seu lançamento com uma completa falta de timing (pois ter a Apple como seu concorrente é tudo o que você não quer), o Google Pixel 8a chegou ao mundo como novo smartphone intermediário com o Android by Google.

O dispositivo dificilmente chegará ao Brasil, mas não passou indiferente dos usuários brasileiros, já que vende a ideia de “experiência ideal” do Android. Porém, ele chega para substituir o Pixel 7a, que ainda existe, e é bem funcional.

Onde estão as principais diferenças entre os modelos? Vale a pena trocar o Pixel 7a pelo novo modelo? Qual dos dois oferece a melhor relação custo-benefício (já que dá para economizar uma grana ficando com o telefone do ano passado)?

A partir de agora, algumas respostas.

 

Design e tela

O Pixel 8a possui um design similar ao Pixel 7a, com barra horizontal de câmeras e corpo de policarbonato, mas em um dispositivo com um corpo com cantos arredondados.

Em teoria, o modelo de 2024 é mais ergonômico que o modelo de 2023, mas alguns podem não gostar dessas curvas nos cantos de tela, pois vai na contramão do que o mercado entende ser o padrão atual de estética para smartphones top de linha ou premium.

Se é que dá para dizer que existe uma diferença relevante neste aspecto, ela pode ser detectada na tela do Pixel 8a, que é do tipo Actua Display OLED de 6,1 polegadas com resolução Full HD+, porém com taxa de atualização de 120Hz (contra 90Hz do 7a).

Uma maior fluidez na tela sempre representa uma melhor experiência de uso. Fica a dica.

 

Hardware e sistema operacional

Aqui está a maior diferença entre os dois modelos, pois o salto generacional de hardware efetivamente aconteceu.

O novo Pixel 8a recebe o chipset Google Tensor G3 e coprocessador Titan M2 para segurança aprimorada, trabalhando com 8GB de RAM LPDDR5X e 128GB ou 256GB de armazenamento UFS 3.1.

Tal e como aconteceu com o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro (que contam com o mesmo processador), o Pixel 8a recebe o Android 14 com 7 anos de atualizações garantidas.

Já o Pixel 7a possui o processador Google Tensor G2 e coprocessador Titan M2, trabalhando com 8GB de RAM LPDDR5X e 128GB de armazenamento UFS 3.1.

A diferença de processador tem como impacto imediato no tempo de atualização do sistema operacional. O Pixel 7a chegou ao mundo com o Android 13 com 5 anos de atualizações garantidas.

A maior longevidade do Pixel 8a (atrelado ao desempenho teoricamente melhor e ao uso da Inteligência Artificial de forma plena) podem influenciar na escolha do usuário por este modelo.

Porém, nada disso invalida o Pixel 7a, que ainda é um excelente smartphone.

 

Câmeras

O Google não falou muito sobre isso em sua atrapalhada apresentação do Pixel 8a, mas é de se presumir que não houve diferenças nos sensores de câmera em relação ao modelo do ano passado.

Ou seja, câmera principal de 64 MP, acompanhada de uma lente ultrawide de 13MP, além da câmera frontal de 13 MP. Todo o conjunto é respaldado pelos recursos de IA já presentes no Pixel 7a, como Magic Eraser e Night Sight.

A principal vantagem do Pixel 8a está nas melhorias que o software de IA pode entregar no novo modelo de forma até normal, em função da evolução da tecnologia em um intervalo de um ano.

 

Bateria

A diferença aqui é muito discreta em relação ao modelo do ano passado, e nem sei se faz tanta diferença assim, considerando que o Tensor G3 é mais potente (e precisa ser mais eficiente).

O Pixel 8a conta com uma bateria de 4.492mAh com carregamento rápido de apenas 18W, mas perde o carregamento wireless que está presente no Pixel 7a (de 7.5W).

Já o modelo do ano passado recebeu uma bateria de 4.385mAh com carregamento rápido de 18W.

No final das contas, a autonomia deve ser a mesma para os dois modelos, com uma discreta vantagem para o Pixel 8a porque (em teoria) tem mais recursos para gerenciar melhor o consumo energético.

 

Outras especificações

A única grande diferença do Pixel 8a em relação ao modelo do ano passado nos aspectos de conectividade é a presença do Bluetooth 5.3, atualizando o 5.2 presente no Pixel 7a. E se pergunte se isso realmente vai fazer muita diferença na sua vida.

Do mais, tudo igual nos dois: Wi-Fi 6E, 5G SA/NSA, GPS, NFC, alto-falantes estéreo, leitor de digitais sob a tela, desbloqueio facial, resistência à água e poeira IP67.

 

Vantagens do Pixel 8a:

  • Tela com taxa de atualização de 120Hz para animações mais fluidas
  • Mesmo hardware que o Pixel 8, garantindo desempenho superior
  • Mais anos de atualizações do sistema operacional

 

Vantagens do Pixel 7a:

  • Preço significativamente mais baixo
  • Design elegante e similar ao 8a
  • Câmeras excelentes com recursos de IA

 

Conclusão

A escolha entre Pixel 8a e Pixel 7a depende das suas prioridades e orçamento.

Se você busca o melhor em fluidez de tela, desempenho e atualizações, o 8a é a escolha ideal. Mas se o preço e a ótima experiência fotográfica forem seus focos, o 7a é uma excelente opção.

Tenha em mente que os dois smartphones podem entregar uma excelente experiência de uso, e ambos contarão com uma interessante longevidade de atualizações.

No final, a escolha é sua. Mas ao menos agora você tem todos os elementos para tomar uma decisão mais consciente.


Compartilhe