Google Pixel 4a vs Samsung Galaxy A51: bem parelhos

Compartilhe

Um exagero da minha parte? Pode até ser. Mas muitos também acham o preço final sugerido do Google Pixel 4a um tanto quanto exagerado, e outro grupo enorme de usuários de tecnologia (incluindo muitos usuários brasileiros) entendem (e com uma certa dose de razão) que a Samsung surpreendeu muita gente com o Samsung Galaxy A51.

Logo, nada mais justo do que colocar os dois modelos frente a frente, para assim tentar descobrir qual é a melhor relação custo-benefício entre os dois. São modelos muito similares, e com uma diferença de preço ínfima.

Qual seria o melhor entre os dois?

 

 

 

Tela

 

O Samsung Galaxy A51 possui uma tela maior (com 6.5 polegadas), mas o Pixel 4a possui uma maior densidade de pixels (443 ppp), por conta de sua tela menor. Ou seja, a sua escolha nesse item depende do que você quer com o telefone: se você quer ver vídeos e maior área de tela para os games, o Galaxy A51 tem tudo para ser a sua escolha.

 

 

 

Hardware e software

 

Ambos contam com o Android 10, mas o Google Pixel 4a entrega a proposta idealizada pelo Google, enquanto que a Samsung oferece a One UI 2.0, de modo que esse item é importante para a escolha de cada um e no que você busca com a experiência de uso com o dispositivo.

O Snapdragon 730 do Pixel 4a é um chip um pouco melhor que o Exynos 9611 presente no Galaxy A51. No armazenamento, ambos contam com 128 GB, mas o modelo da Samsung recebe um slot microSD. E o Pixel 4a fica nos 6 GB de RAM, enquanto que o Galaxy A51 pode contar com até 8 GB de RAM, dependendo do modelo escolhido.

Nas câmeras, é aquela velha história: o Pixel 4a aposta no único sensor de 12.2 MP (f/1.7), que pode ser muito mais eficiente e versátil que os quatro sensores disponíveis no Galaxy A51 (48 MP + 12 MP + 5 MP + 5 MP), entregando resultados melhores por conta de sua excelente otimização via software com o espetacular app Google Camera. Já na frontal, o modelo da Samsung entrega um sensor teoricamente melhor, com 32 MP (contra 8 MP do Pixel 4a).

 

 

 

Bateria e conectividade

 

Os 4.000 mAh do Samsung Galaxy A51 não são suficientes para entregar (na teoria) uma autonomia melhor que o Google Pixel 4a e seus 3.140 mAh, uma vez que o primeiro conta com 16h30 de autonomia, enquanto que o segundo entrega 19h25.

Na conectividade, ambos contam com 4G, 5G (Pixel 4a 5G está chegando), WiFi 5, GPS, Bluetooth 5.0 e USB Type-C, além do NFC e conector para fones de ouvido. E no leitor de digitais, o Pixel 4a mantém o item na parte traseira, enquanto que o Galaxy A51 está integrado na tela.

Por fim, o Pixel 4a é mais leve, com 143 gramas (contra 172 gramas do Galaxy A51).

 

 

 

Conclusão

 

O Google Pixel 4a supera o Samsung Galaxy A51 em várias frentes: possui maior autonomia de bateria (mesmo com uma bateria menor), entrega fotos melhores, possui um processador um pouco mais rápido, tem o Android 10 em estado puro, é mais barato e mais leve.

Já o Samsung Galaxy A51 se destaca pela tela OLED maior e com resolução discretamente menor, possui quatro câmeras na parte traseira (com sensor principal de 48 MP) e já tem uma versão 5G, além do leitor de digitais estar na tela.

No final das contas, os dois dispositivos estão emparelhados, e a decisão pela escolha pode ser incentivada pela experiência mais limpa do sistema operacional e pelo imponente software fotográfico presentes para o Google Pixel 4a.

Mas a decisão é sua.


Compartilhe