Compartilhe

Google PAX

 

Google PAX é um novo programa que quer colocar um fim na guerra de patentes no Android, garantindo uma paz duradoura entre os fabricantes de equipamentos que trabalham com esse sistema operacional.

O termo PAX (em latim, paz) propõe a assinatura do Android Networked Cross-License Agreement, um acordo cruzado de licenças que pretende evitar as disputas legais sobre patentes de software.

Em 2016, o Android esteve presente em dispositivos de 400 fabricantes e 500 operadoras e provedores de internet, que produziram mais de 4 mil modelos diferentes. São mais de 1.6 bilhão de usuários ativos. É um universo complexo, cheios de patentes. E a Google quer que todos sigam inovando no desenvolvimento de novos produtos.

No Google PAX, estão envolvidos nomes de peso como Google (obviamente), Samsung, LG, Foxconn, HMD Global, HTC, Coolpad, BQ e Allview. O grupo concentra mais de 230 mil patentes.

Muitos ainda podem aderir ao pacto que beneficia as empresas menores, que não precisam investir grandes recursos financeiros nas disputas de patentes. Por outro lado, essas empresas teriam menos peso entre os membros do PAX.

O Google PAX protegerá de processos entre os membros, mas não de outras empresas, nem soluciona o problema da Microsoft acumular lucros para cada dispositivo Android que chega ao mercado, justamente por ameaçar com processos sobre as patentes de software.


Compartilhe