Google “parou no tempo”, deixando de indexar páginas por mais de dois dias | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Google “parou no tempo”, deixando de indexar páginas por mais de dois dias | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Google “parou no tempo”, deixando de indexar páginas por mais de dois dias

Google “parou no tempo”, deixando de indexar páginas por mais de dois dias

Compartilhe

Para a maioria dos internautas, o Google é sinônimo de web. É o primeiro lugar que milhões de pessoas acessam tão logo abrem o navegador para encontrar notícias, respostas para perguntas e conteúdos dos mais diversos. É a referência entre as ferramentas de busca na web, pois é rápido e mostra as novidades em tempo real.

Mas nesse final de semana, não foi bem assim. Na última sexta-feira (24), o Google sofreu um grave problema no indexador de novas páginas. Um bug deixou o buscador “congelado no tempo”, e não exibiu novos conteúdos por dois dias e meio. Esse é um dos bugs mais sérios da história do buscador, mas não foi o único em uma semana difícil para a gigante de Mountain View.

 

 

As novas páginas não apareciam no Google

 

 

Manter o Google não é fácil, por causa do grande conteúdo de páginas que aparecem na web a cada minuto. O serviço de busca conta com os chamados ‘crawlers’, ou rastreadores, que são bots que detectam e analisam sites web através de links. Tão logo os links são detectados, eles são indexados no buscador.

Porém, alguma coisa deu errado no Google na última sexta-feira, e ele deixou de indexar novos conteúdos, exibindo no máximo os resultados do dia anterior. A conta oficial do Google confirmou, seis horas depois, a existência de um problema no indexador.

Por fim, ontem (26), dois dias e meio depois dos primeiros sintomas do problema, o Google anunciou que resolveu o problema, sem entrar em detalhes. Membros da empresa declararam que esse foi um problema muito diferente do normal.

 

 

Um problema de indexação que não está isolado

 

Esta foi a segunda vez em uma semana que o Google deixou de indexar corretamente os novos conteúdos. Na última quarta-feira (22), o buscador também teve problemas, pois um grande conteúdo ficou pendente de indexação, deixando um buraco sem um novo conteúdo indexado.

 

 

A falha de terça parece não estar relacionada com a falha de sexta, pelo menos de acordo com declarações do próprio Google. De qualquer forma, os problemas não afetam apenas aos usuários, mas também aos meios de comunicação que dependem das visitas que chegam do Google, especialmente aqueles centrados nas notícias de última hora.

Muitos desses sites podem ter registrado nos últimos dias uma queda considerável no tráfego, e apesar do problema ter ocorrido no final de semana (período onde normalmente os sites recebem menos visitas), eventos importantes aconteceram ao redor do mundo, e esses sites perderam audiência de forma inevitável.


Compartilhe