TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Google não fala sobre a fragmentação do Android, mas o Pornhub fala! | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Google não fala sobre a fragmentação do Android, mas o Pornhub fala!

Google não fala sobre a fragmentação do Android, mas o Pornhub fala!

Compartilhe

A fragmentação do Android é um tema que gera dores de cabeça e insônia no Google. E é um assunto tão constrangedor (ainda mais quando comparado com a eficiência da Apple em distribuir o iOS para o máximo de dispositivos no menor tempo possível), que a gigante de Mountain View se recusa a falar sobre o assunto.

Está cada vez mais difícil saber como está o cenário de distribuição de versões do Android, porque o Google não facilita os dados. As estatísticas oficiais eram atualizadas regularmente, mas tal formato foi abandonado em maio, sem maiores explicações.

Mas todo problema tem solução nesse mundo, e sempre podemos dar um jeito para essas pequenas questões burocráticas. Se não contamos com dados oficiais, vamos atrás dos dados de segunda mão. E uma forma de obter tais dados é através das listas de melhores do ano que, quando bem feitas, mostram o desempenho de cada sistema operacional no volume de acesso aos seus serviços.

Nesse caso, o site que vai ajudar a mostrar a realidade da fragmentação do Android é ninguém menos que o Pornhub, um dos portais de conteúdos adultos mais populares da internet, e uma das 50 páginas mais visitadas no mundo (de acordo com o ranking do Alexa). E, por mais que você não acredite no que eu vou dizer, este é um dos sites que oferecem o maior volume de contribuições para o mundo da tecnologia.

Apenas em 2019, o Pornhub recebeu mais de 42 bilhões de visitas, ou uma média de 115 milhões de visitas diárias. Ou seja, este é um dos locais que podem oferecer algumas das melhores estatísticas sobre o uso de determinadas plataformas.

 

 

Uma imagem vale mais do que mil palavras, caro Android…

De acordo com os dados do Pornhub, as versões Pie, Oreo e Nougat (9.0, 8.1 e 7.x) são as versões do Android mais utilizadas em 2019. O Android 10, lançado em setembro, apenas começou a ocupar o mercado. As demais versões (da 6 até a 4) contam com uso residual.

O Android 10, versão mais recente do sistema operacional do Google, tem apenas 2% do total de acessos no Pornhub. Algo considerado até normal pelo pouco tempo de vida da versão. Por outro lado, quase inaceitável quando olhamos para a realidade da Apple nas atualizações dos seus dispositivos.

O ponto interessante dos gráficos do Pornhub é o fato do Android Oreo no ano passado contar com 41,28%, e o Android Pie, que também tinha poucos meses de vida há 12 meses, contar com 2,78%. Isso deixa claro que a comunidade de usuários não está tão empolgada com o Android 10 da mesma forma que esteve com o Android 9 Pie.

Resumindo: a fragmentação do Android se mantém bem viva.

Por outro lado, no caso do iOS, a fragmentação não é tão séria, olhando para os milhões de dispositivos Android que funcionam sem receber correções. Algo que nem o Google, nem os fabricantes conseguem (ou querem) resolver. Pelo contrário: querem que você compre um novo smartphone a cada dois anos. E não há indícios que isso vai mudar.

Do mais, os dados do Pornhub oferecem estatísticas bem interessantes, abraçando outros aspectos da tecnologia que vão além do conteúdo principal do site, como videogames, sistemas operacionais, navegadores, entre outros.

Moral da história: graças à pornografia nossa de cada dia você sabe que a fragmentação do Android continua firme e forte, apesar de todos os esforços que o Google fez para ocultar essa realidade.

 

Via The Verge


Compartilhe