data transfer project - Google, Facebook, Microsoft e Twitter se uniram para criar o Data Transfer Project

Google, Facebook, Microsoft e Twitter, quatro das maiores empresas de tecnologia do mundo, se uniram para criar um padrão de portabilidade de dados de código aberto. O Data Transfer Project quer simplificar a transferência de informação dos usuários entre serviços.

O projeto tem como objetivo capacitar qualquer empresa a criar ferramentas que permitem aos usuários o trânsito livre da informação pela web, sem barreiras. E sem a necessidade de download da informação de um serviço para o envio em outro serviço.

Quando o usuário solicitar a transferência de dados de uma plataforma para outra, o mecanismo de portabilidade vai usar as APIs existentes no primeiro serviço e seus respectivos mecanismos de autorização para acessar os dados. Depois, vai traduzir os dados para um formato comum, e migrar a informação para o novo serviço, usando sua respectiva API.

 

data transfer project 02 - Google, Facebook, Microsoft e Twitter se uniram para criar o Data Transfer Project

 

Para o usuário, será um processo simples e direto, pelo menos em teoria. Por exemplo, você pode transferir as suas fotos do Google Fotos para o OneDrive simplesmente solicitando isso nas configurações e aceitando as permissões. Algo bem mais simples do que acontece hoje.

A portabilidade entre as duas pontas aconteceria sem fissuras, evitando o download prévio e o upload posterior.

O DTP ainda está em desenvolvimento, mas já pode ser testado. No GitHub já existem alguns métodos onde desenvolvedores e curiosos podem testar a plataforma.

No momento, a versão atual do sistema suporta a transferência de dados para fotos, e-mails, contatos, calendário e tarefas. No futuro, a plataforma pretende ser mais flexível e aberta às APIs convencionais.

 

Via Data Transfer Project