Google Drive, e as dicas para liberar espaço de armazenamento

Compartilhe

Todo mundo sabe que o Google Drive inclui 15 GB gratuitos de armazenamento na nuvem. Porém, esse espaço é compartilhado com todos os serviços do Google (Gmail, Google Fotos, Google Calendar, etc). Logo, saber como liberar o espaço no Google Drive e como gerenciar o armazenamento no Google One é algo imprescindível, e esse post oferece algumas dicas para você alcançar tal objetivo.

 

 

Elimine os arquivos pesados do Google Drive

 

 

Você pode ordenar os arquivos por tamanho, através da URL abaixo:

https://drive.google.com/drive/quota

Assim, sua conta no Google Drive vai ordenar todos os arquivos em função do espaço ocupado no serviço de armazenamento, do maior para o menor. Então, elimine todos aqueles itens que são considerados inúteis ou muito pesados.

 

 

Elimine os e-mails lixo do Gmail

 

 

Simplesmente acesse o endereço abaixo:

https://one.google.com/storage

Aqui, você pode observar o espaço de armazenamento ocupado pelo Gmail. Se superar 1 GB, faça a limpeza de todos os e-mails desnecessários.

Para eliminar os e-mails considerados como spam ou lixo, vá nas respectivas pastas do Gmail, selecione todos os elementos e elimine os mesmos da pasta correspondente. Depois, vá até a lixeira para eliminar os itens de forma definitiva.

 

 

Verifique os e-mails mais pesados do Gmail

Para classificar a nossa caixa de entrada em função do espaço ocupado, você pode usar o comando abaixo

has:attachment larger:nM (onde n é o número de MB que queremos indicar)

Por exemplo, se queremos ver e-mails que superam os 10 MB de tamanho, teremos que introduzir o comando abaixo:

has:attachment larger:10M

É importante dizer aqui que o comando deverá ser aplicado sobre a barra de buscas do Gmail.

 

 

Faça a compressão dos arquivos antes de enviá-los para o Google Drive

Se você precisa subir arquivos pesados ao Google Drive, otimize o seu tamanho com o uso de ferramentas de compressão, como WinRAR ou 7Zip. Também é recomendável o uso de um compressor em formato RAR e um método de compressão lenta, ou até mesmo dividir os arquivos em várias partes menores e distribuí-los entre diferentes serviços de armazenamento.

 

 

Desative a sincronização do Google Fotos

 

 

Não é a opção mais útil para quem quer manter um backup das fotos na nuvem, mas sempre podemos desativar a sincronização de fotos e vídeos para economizar espaço no Google Drive.

Para desativar o envio automático, vá no app do Google Fotos no smartphone, e no item Ajustes (deslize no menu lateral até a direita), selecione o item de cópia de segurança e sincronização para desativar o item de cópia de segurança e restauração.


Compartilhe