TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Google consegue o impossível: uma IA para entender a caligrafia dos médicos | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Tecnologia | Google consegue o impossível: uma IA para entender a caligrafia dos médicos

Google consegue o impossível: uma IA para entender a caligrafia dos médicos

Compartilhe

Alguns problemas da humanidade existem desde que o mundo é mundo. Ou pelo menos desde que uma profissão foi estabelecida em nosso mundo. Como é o caso dos médicos e sua caligrafia de assassino psicopata.

Todos que eu conheço passam por esse mesmo problema: uma visita ao médico que resulta em uma receita oferece um problema tão sério quanto a doença em si, que é a caligrafia desse profissional.

E o farmacêutico que se vire para descobrir aquele garrancho.

O problema é tão sério e bizarro, que virou desafio do TikTok. Internautas são convidados de tempos em tempos a tentar descobrir o mistério que é aquele conjunto de traços escritos de qualquer jeito pelos médicos.

O Google olhou para tudo isso, e disse: “vou dar um jeito nisso”.

 

O Google vai traduzir as receitas médicas

Os profissionais de saúde começaram a fazer piada com aquela porcaria que normalmente eles escrevem nas receitas médicas, e começaram a publicar esse conteúdo nas redes sociais, em forma de desafio viral.

O Google viu nesses desafios uma oportunidade para melhorar a vida das pessoas, e criou uma ferramenta que permite decifrar as receitas médicas escritas à mão.

A ferramenta vai chegar em breve no Google Lens, e vai permitir que qualquer usuário faça uma foto da receita entregue pelo médico e obter de forma automática uma transcrição daqueles garranchos.

Posso dizer, sem medo de errar, que essa é uma das missões mais complexas que o Google abraçou ao longo de mais de 25 anos de atividades. Todos os aplicativos que tentaram fazer isso antes falharam miseravelmente, e não alcançaram os resultados esperados.

Não há uma data para que o recurso desembarque no Google Lens, pois é muito complicado desenvolver uma ferramenta que permite o decifrar de letras escritas por um assassino psicopata.

Cada pessoa escreve de uma forma muito diferente, o que complica a missão de alcançar um resultado comum. Por enquanto, os testes controlados foram bem sucedidos, mas é apenas no mundo real e prático que vamos descobrir se essa solução é realmente eficiente.

 

Um problema que perdura por décadas

Nossos pais e avós sofreram com esse problema das receitas médicas escritas como garranchos por décadas, e a devida interpretação desses documentos pode ajudar inclusive no melhor esclarecimento do paciente sobre o seu problema.

As letras pequenas e pessimamente escritas pelos médicos são sinônimos de dores de cabeça para os pacientes que contam com o legítimo direito de descobrir qual é a sua enfermidade, os tipos de remédios que precisa tomar e quais são os efeitos colaterais desses medicamentos.

Por outro lado, só o Google poderia resolver esse tipo de problema. Com mais de um quarto de século de experiência em diferentes campos da ciência e tecnologia, essa é uma empresa que conta com real potencial em solucionar problemas que aparentemente são banais, mas que se apresentam extremamente complexos na sua execução.

Sem falar que o avanço tecnológico existe também para isso: resolver problemas que afetam a um enorme grupo de usuários em todo o planeta.

Até porque a impressão que fica é que os médicos se organizaram no mundo todo para escrever garranchos em suas receitas. Se o Google precisou intervir nisso, é porque esse comportamento é global.

Chega de garranchos, médicos. Pagamos caro pelas consultas, o que nos dá o direito de ter a informação sobre nossos problemas de saúde da forma mais clara possível.


Compartilhe