TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Google completa hoje 24 anos (?) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Google completa hoje 24 anos (?)

Google completa hoje 24 anos (?)

Compartilhe

Hoje, o Google como buscador web completa 24 anos de vida. Há quem diga que essa é a sua data de criação oficial, já que este é o primeiro serviço que chegou ao mercado, com seu lançamento em 27 de setembro de 1998.

Há uma certa controvérsia sobre a data de criação ou lançamento do Google, pois Larry Page e Sergey Brin, os dois cofundadores da empresa, começaram a trabalhar no motor de buscas em 4 de setembro de 1998 e, dessa forma, a empresa que conhecemos hoje nasceu neste dia.

Por outro lado, muitos entendem que existe uma diferença sensível entre a empresa interna e o serviço que chegou ao grande público, e o segundo aspecto seria mais importante que o primeiro.

De qualquer forma, acho que vale a pena falar das duas datas, só para não ter margens de erro.

 

O Google tem respostas para tudo

Não é exagero afirmar que não só o Google tem respostas para tudo como também possui boa parte de nossas vidas armazenadas em seus enormes datacenters. E eu sei que isso assusta a muitas pessoas que se sentem incomodadas com o fato da gigante de Mountain View saber tanto sobre nós.

A boa notícia aqui é que tudo o que o Google sabe sobre nós, o mundo e nossas vidas estão ao nosso alcance com poucos cliques de distância, e poucos serviços na internet contam hoje com essa capacidade. Nem mesmo então onipresente Yahoo! (o principal buscador web ou agregador de conteúdo da internet na década de 1990) resistiu ao formato simples e objetivo apresentado pela proposta de Page e Brin.

Um dos segredos do Google no sucesso de sua proposta foi expandir as suas áreas de atuação e melhorar a sua proposta do buscador web sem abrir mão de sua essência de simplicidade. A empresa fala mais sobre isso em seu blog:

“Desde o seu primeiro servidor alojado em um armário construído a partir de blocos de brinquedo até seus servidores agora em mais de 20 data centers em todo o mundo, sua missão de tornar as informações do mundo acessíveis a todos continua sendo a mesma”.

 

Uma data de nascimento que mudou ao longo do tempo

Voltando a falar sobre essa confusão de datas de aniversário, o próprio Google contribuiu neste sentido.

Durante os primeiros sete anos de sua existência, o Google comemorou o seu aniversário de nascimento em 4 de setembro, dia em que a dupla Page e Brin começaram a trabalhar no “Projeto BackRub”, o nome de desenvolvimento do buscador web.

Porém, a empresa mudou de ideia e adiou as comemorações para 27 de setembro, e fez isso por um motivo muito simples: coincidir com o anúncio do número recorde de páginas indexadas pelo mecanismo de busca.

De qualquer forma, o que realmente importa neste caso é celebrar o Google e seus feitos que tornaram a empresa relevante na história moderna da internet. Aliás, é importante lembrar que Page e Brin queriam no passado vender um dos segredos do sucesso do buscador, a tecnologia PageRank por apenas US$ 1 milhão. Porém, o Yahoo não se interessou pelo serviço, e esse episódio entra fácil na grande lista de decisões infelizes que a empresa tomou ao longo de sua história.

Anos depois, foi o Yahoo que queria comprar o Google por US$ 3 bilhões. E a resposta foi NÃO. E hoje, bem sabemos o que aconteceu ao longo da história.

Vida longa ao Google (mesmo com o monte de dados que a empresa sabe sobre todos nós).


Compartilhe