Google Chrome lento: como resolver? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Google Chrome lento: como resolver? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Google Chrome lento: como resolver?

Google Chrome lento: como resolver?

Compartilhe

Boa parte de tudo o que fazemos no computador passa pelo navegador web, e a grande maioria dos internautas utiliza o Google Chrome. E ter esse software pesado, travando ou lento pode ser um autêntico pesadelo.

Ter uma internet com conexão plena e rápida ou um computador potente o suficiente para abrir várias abas não são elementos suficientes para obter uma boa experiência de uso. Se o Chrome está com problemas, você fatalmente terá sérias dificuldades em trabalhar com as plataformas web disponíveis.

Se você tem consciência da importância que o Chrome tem na sua vida, vale a pena revisar alguns dos procedimentos indicados nesse post para garantir um bom desempenho desse software. Combinados, as dicas a seguir podem fazer com que esse software funcione mais rápido.

 

 

 

Mantenha o seu navegador pontualmente atualizado

 

De tempos em tempos, o Google envia atualizações para o Chrome que corrigem problemas pontuais e falhas que podem prejudicar o seu desempenho. Logo, é mais do que recomendado que você aplique essas atualizações para que tudo funcione conforme planejado, evitando assim que falhas de software abram a porta para elementos não desejados.

 

 

 

Use o administrador de tarefas

 

Em alguns momentos, você precisa se certificar se é mesmo o Chrome quem está roubando mais recursos de memória, ou se é outro programa em atividade no computador o grande vilão de desempenho. Também é preciso conferir qual janela do navegador está consumindo mais recursos. Seja como for, o administrador de tarefas mostra quem é o culpado, para que você possa tomar as providências cabíveis.

 

 

 

Controle as abas abertas em segundo plano

 

Você pode suspender a atividade das abas em segundo plano para reduzir o consumo de recursos do Chrome, o que pode ajudar (e muito) na melhora geral de desempenho do navegador. Essa dica é uma daquelas que podem entregar um impacto positivo imediato na experiência de uso do navegador.

 

 

 

Bloqueie a reprodução automática dos vídeos

 

Serviços como YouTube e Netflix consomem recursos adicionais do Chrome por conta da função de reprodução automática de vídeos no momento em que você clica no link de um vídeo ou abre uma nova janela de reprodução. Bloquear esse recurso pode ser válido para quem quer evitar este primeiro impacto no software de navegação web e, por tabela, no computador como um todo.

 

 

 

Utilize a aceleração por hardware para vídeo

 

Se o seu computador ou notebook possui recursos de hardware bons o suficiente para isso, sempre ative a aceleração de vídeo por hardware no Google Chrome. Esse recurso otimiza a reprodução de qualquer vídeo para uma placa gráfica com memória dedicada, o que dá uma certa margem de sobra para outras tarefas, ou para a execução de elementos gráficos mais elaborados.

 

 

 

Revise as extensões instaladas

 

Um dos principais vilões na hora de roubar o bom desempenho do Google Chrome é uma extensão maliciosa ou problemática. Verifique se você não possui uma extensão instalada em seu navegador que está com um comportamento anormal, e remova essa extensão se ela não for imprescindível para as suas atividades. E jamais instale extensões cujas origens são suspeitas ou desconhecidas. Sempre instale extensões de fontes oficiais do Google.

 

 

 

Reinicie o navegador

 

Em muitos casos, simplesmente reiniciar o navegador pode resolver. Feche todas as abas (se tiver tempo, desligue e ligue o computador novamente) e abra o Google Chrome, e verifique se o seu comportamento voltou ao normal. Se ainda assim tudo der errado, não há outra alternativa a não ser restaurar o navegador para as suas configurações iniciais.


Compartilhe
TargetHD.net