Durante o evento para desenvolvedores Google I/O 2019, o Google apresentou as principais novidades da próxima versão do seu sistema operacional móvel, o Android Q. A décima atualização do software conta com melhorias importantes nos aspectos da segurança de dados e nas permissões dos dispositivos.

Uma das mudanças mais esperadas é o suporte para as telas dobráveis ou flexíveis, que são uma das futuras integrações ao mercado de smartphones dos próximos anos, além de apresentar melhorias em outros aspectos.

 

 

As principais novidades do Android Q

 

 

O Google não perdeu a oportunidade de fazer destaque para a chegada de uma das novidades mais esperadas pelos usuários do Android: o tema escuro. Essa característica permite a troca do fundo branco por um fundo negro, o que reduz a fadiga ocular e melhora a autonomia dos dispositivos com telas OLED.

A aposta do Google nos smartphones flexíveis está mantida, algo que foi confirmado na transição entre telas, característica imprescindível para esse tipo de dispositivo. Com ela, podemos alternar entre as diferentes telas de um smartphone flexível ou entre os seus diferentes modos com total fluidez e sem perder o trabalho realizado ou os avanços obtidos.

Por exemplo, com o Android Q, podemos passar da tela pequena para a tela flexível do Galaxy Fold mantendo todo o conteúdo intacto.

O Google também confirmou melhorias na chegada das atualizações de segurança, nas permissões e nos ajustes relacionados com a privacidade, demonstrando maior preocupação com os dados do usuário. Também incorpora novos gestos que são imprescindíveis para dispositivos que são todo tela.

Funções como Live Caption, que oferece transcrição em tempo real, onde podemos legendar o que acontece em um vídeo ou em um arquivo de som, as melhorias no controle dos pais, o modo sem distrações e as melhorias nas notificações também foram destacadas na apresentação.

 

 

Lista das principais características do Android Q

 

 

Redefinir permissões nas quais os usuários terão mais controle sobre elas.
Integração do modo noturno para todo o sistema.
Melhorias de segurança: a partir de agora, os aplicativos não podem ser abertos em segundo plano sem antes notificar o usuário.
Algumas melhorias em relação ao desempenho do sistema em geral.
Mudanças no design: possibilidade de alterar os temas de cores e algumas melhorias no menu.
Suporte para telas dobráveis.
Maior velocidade e eficiência no Google Assistente.
O novo sistema estará pronto para funcionar com o sistema 5G quando os fabricantes acharem conveniente integrá-lo.
Melhorias no Google Play Protect.
Modo de foco, para desativar as notificações.
Controle dos pais.

 

 

 

O Android Q Beta 3 está disponível a partir de hoje (7) para os seguintes dispositivos:

Asus ZenFone 5Z.
Essential PH-1.
HMD Global Nokia 8.1.
Huawei Mate 20 Pro.
LG G8 ThinQ.
OnePlus 6T.
Oppo Reno.
Realme 3 Pro.
Sony Xperia XZ3.
Tecno Spark 3Pro.
Vivo X27.
Vivo NEX S.
Vivo NEX A.
Xiaomi Mi Mix 3 5G.
Xiaomi Mi 9.