Compartilhe

Geolocalização.

Essa palavra está muito mais presente em nossas vidas do que você pode imaginar. O uso do smartphone fez com que vários dos nossos hábitos se modificassem, e um deles foi dispensar o mapa impresso de papel para adotar a tela do telefone para encontrar o seu lugar no mundo.

O GPS se tornou um elemento fundamental no mundo da tecnologia, e não apenas para mostrar onde você está. Essa ferramenta é importante também para o monitoramento de algumas atividades, especialmente as atividades esportivas, para realizar o registro da distância percorrida e do tempo médio da jornada.

Isso faz com que o GPS se faça presente em vários tipos de dispositivos, como por exemplo relógios inteligentes, pulseiras inteligentes e até peças de roupas com tecnologia embarcada. E todos esses elementos fazem com que o termo geolocalização seja mais comum do que imaginamos.

O avanço dessa tecnologia resulta no surgimento de diferentes tipos de produtos com recursos mais avançados que, em muitos casos, tentam cobrir as lacunas presentes nos gadgets já existentes. No caso do GPS, a sua utilização em alguns cenários ainda depende da conexão de internet via celular (4G ou 5G), prejudicando a localização precisa do usuário, o que pode ser algo crítico em alguns cenários.

Por exemplo, para os praticantes de esportes de aventura e ecoturismo. Em alguns locais, a rede celular não funciona com eficiência, e a localização por GPS acaba sendo afetada. Isso pode atrapalhar na hora do usuário tentar encontrar o local da saída de regiões de difícil acesso, ou até mesmo a sua localização para resgate.

É aqui que precisamos de gadgets específicos para cobrir as lacunas deixadas pelas limitações técnicas. E o GoFindMe aparece como uma dessas alternativas.

 

 

Como funciona o GoFindMe

 

 

O GoFindMe é um dispositivo de geolocalização que tem como principal característica não precisar da conectividade de internet ou redes móveis para indicar a posição do usuário em aplicativos de mapas ou outras ferramentas relacionadas. Ele basicamente transforma o smartphone do usuário em um dispositivo de GPS com um comunicador off-grid integrado, totalmente preparado para as situações mais inóspitas.

O dispositivo consegue estabelecer a localização do usuário em tempo real e em modo totalmente offline. Além disso, ele oferece o recurso de mapas em modo offline (o usuário faz o download dos mapas em casa, e vai para a sua jornada com todos esses dados armazenados no smartphone), além da função de comunicação off-grid por texto e voz.

O GoFindMe também pode indicar ao usuário que está perdido ou em zona de perigo qual é a área considerada segura, o que pode ajudar em muito a preservar a integridade do mesmo em diferentes cenários. O gadget ainda conta com botão de SOS integrado, e sua construção é protegida contra os efeitos de água, poeira e quedas.

Ou seja, o dispositivo é bem preparado para aqueles usuários que se dedicam a realizar jornadas em locais de difícil acesso, onde a comunicação através da rede móvel celular não é das melhores. O produto é perfeito para ser utilizado por crianças pequenas, idosos e até com os seus animais de estimação.

Vale a pena você conhecer essa solução de tecnologia. O GoFindMe está nesse momento em processo de financiamento coletivo no IndieGoGo, e também pode ser encontrado na sua versão veicular ou car GPS Tracker, que tem funcionalidades similares, mas dedicadas para quem está em um deslocamento veicular.

 


Compartilhe