TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Gmail não acessa os contatos: o que fazer? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Gmail não acessa os contatos: o que fazer?

Gmail não acessa os contatos: o que fazer?

Compartilhe

O Gmail é excelente para o gerenciamento de e-mails, e basicamente vital para muitos usuários domésticos e corporativos. Porém, ele não está livre de problemas.

Um dos problemas mais comuns do Gmail está no acesso das informações dos contatos. O serviço mostra um erro que que diz:

“O Gmail não pode acessar os seus contatos temporariamente” ou “Não foi possível atualizar os contatos do Gmail”.

Vários fatores promovem a aparição dessa mensagem de erro, e neste post vamos apresentar algumas formas para solucionar o problema.

 

 

 

Verifique se o Gmail não está fora do ar

Antes de seguir com os demais procedimentos para tentar resolver o problema, vale a pena visitar o DownDetector e verificar se o Gmail está com algum problema ou fora do ar. Esse recurso também vale para verificar a atividade em outras plataformas populares, como Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp.

 

 

 

Digite o endereço completo do e-mail

Se você digitar o endereço completo do e-mail de um dos nossos contatos de forma manual no lugar de digitar o nome da pessoa, o Gmail vai indicar se o recurso está funcionando ou não efetivamente exibindo esse endereço de e-mail no campo de busca. Você só não poderia indexar contatos, mas ao menos poderá redigir novas mensagens de e-mail.

 

 

 

“O contato não pode ser atualizado”

A origem dessa mensagem de erro está no espaço de armazenamento disponível no item Contatos, que possui um limite de 128 kilobytes por contato, com 1024 caracteres por célula e um total de 500 células. Em termos práticos, podemos armazenar no Gmail até 25 mil contatos, ou 20 megabytes de informações, sem contar a foto de perfil.

 

 

 

Elimine os dados e o cache do Gmail e dos Contatos no Android

Utilizar procedimentos de limpeza nos aplicativos do Android pode ajudar a resolver o problema, que pode ser de origem de um erro de sincronização. No smartphone, acesse Ajustes > Aplicativos e, dentro dele, toque em Gmail e, depois em Contatos. Limpe o cache e os dados armazenados nos dois aplicativos. Isso pode ajudar a resolver.

 

 

 

Desative o modo de economia de bateria no smartphone

As funções de economia de bateria podem limitar a atividade dos Contatos do Google, que pode ficar com a sincronização automática desativada quando esse recurso está ativo no smartphone com o sistema operacional Android. Por isso, é recomendado que você desabilite a função de forma temporária para sincronizar os contatos corretamente.

 

 

 

E se nada disso funcionar?

Bom, se você tentou todas as funções previamente mencionadas neste post e nada funcionou, é sinal que o problema é mais sério do que se imagina. Neste caso, não resta outra alternativa a não ser tentar realizar uma restauração do smartphone para as configurações de fábrica, pois algum software alterou ou bloqueou este recurso no seu dispositivo.

Não descarte também a possibilidade do seu telefone estar hackeado ou com algum vírus que está bloqueando ou se apropriando do recurso. E aqui, vale a pena como medida adicional restritiva mudar a senha do seu Gmail e ativar a verificação em dois passos, caso esse recurso não esteja habilitado no telefone.


Compartilhe