TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como liberar espaço de armazenamento no celular com o gerenciador de arquivos do WhatsApp | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como liberar espaço de armazenamento no celular com o gerenciador de arquivos do WhatsApp

Como liberar espaço de armazenamento no celular com o gerenciador de arquivos do WhatsApp

Compartilhe

A grande maioria dos usuários já teve que passar pelo desagradável problema de falta de espaço de armazenamento nos smartphones, principalmente na era dos 16 GB e 32 GB de capacidade. Ainda bem que esses tempos ficaram para trás, e o mínimo que um smartphone decente deve oferecer nesse aspecto é 128 GB.

E na maioria dos casos, o elevado consumo de espaço de armazenamento combinava a baixa capacidade com o uso intenso do WhatsApp. O aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo transmite todos os dias fotos, vídeos e áudios que acabam consumindo espaço de armazenamento do dispositivo.

 

 

 

WhatsApp engorda os dados armazenados no smartphone

 

 

As duas pontas do processo podem ter o seu espaço de armazenamento do smartphone consumido em dobro por causa do WhatsApp, principalmente para quem envia esses conteúdos. E isso é fácil de explicar: além da cópia original da mensagem, você ainda deixa armazenada a cópia enviada através do aplicativo de mensagens dentro do chat ou conversa em grupo.

Isso acontece porque o WhatsApp envia uma cópia do arquivo original, armazenando assim um segundo arquivo em suas pastas de itens enviados. Isso é feito para preservar a integridade dos arquivos originais, que devem ficar com o usuário de qualquer maneira.

O mesmo sistema de engorda acontece com os usuários que acabam encaminhando as mensagens recebidas por outros usuários, e pelo mesmo motivo: para o WhatsApp, aquele arquivo recebido do amigo é o original, e deve ser preservado para um uso posterior. Como, por exemplo, o encaminhamento da foto ou vídeo para outras conversas em outras plataformas.

Muitos usuários não sabem como remover esses arquivos temporários que o WhatsApp mantém no armazenamento do dispositivo, e a alternativa disponível pela plataforma não é a mais intuitiva e direta para tal tarefa. Os usuários mais experientes adotam os gestores de arquivos do smartphone ou com aplicativos de terceiros, mas esta não é uma solução universal, ou seja, que atende a todos os usuários dentro do próprio aplicativo de mensagens.

Pois bem, isso acabou. O WhatsApp liberou um recurso de gerenciamento de arquivos dentro do próprio aplicativo de mensagens, deixando a vida dos mais leigos um pouco mais fácil, além de otimizar a função para os usuários mais experientes.

 

 

 

Como liberar espaço de armazenamento dentro do próprio WhatsApp

 

 

O novo recurso de gerenciamento de armazenamento interno do WhatsApp está dentro da seção Ajustes, dispensando assim o uso de aplicativos externos. Basta então seguir os passos abaixo:

1) Dentro do WhatsApp, abra o menu de Ajustes.

2) Aqui, acesse o quarto item dentro do menu, “Armazenamento e Dados”. Detro desse item, você vai encontrar a opção “Administrar armazenamento” na parte superior das novas opções, que vai indicar quanto espaço estão ocupando os arquivos baixados no smartphone.

3) Caso o sistema encontre arquivos muito grandes (mais de 5 MB) ou arquivos que foram encaminhados muitas vezes, um resumo na parte superior está disponível para que você possa acessar esses arquivos de forma direta. Na sequência, você encontra as conversas e grupos que mais utilizam espaço de armazenamento do dispositivo com os seus arquivos.

4) Basta então acessar as conversas do seu interesse para verificar quais são os arquivos associados à elas. Então, você pode selecionar quais são aqueles arquivos que você quer mandar para lixeira e, dessa forma liberar algum espaço de armazenamento no smartphone.

 


Compartilhe