Compartilhe

Genyo Takeda

 

A Nintendo aproveitou o anúncio dos seus resultados financeiros para anunciar que Genyo Takeda vai renunciar em junho o seu posto de diretor da empresa.

Mantendo seu título de diretor representativo e de “Technology Fellow” ao lado de Miyamoto, Takeda teve um papel fundamental no desenvolvimento de hardware e software da empresa.

Em 46 anos de atividades profissionais, Genyo Takeda produziu e dirigiu clássicos como Punch Out! e PilotWings 64, além de desenvolver o analógico do controle do Nintendo 64, elemento imprescindível hoje no mundo dos games, o que já dá uma ideia de até onde chegou a influência do seu trabalho. Aliás, ele tinha o dom para controles, já que é também o responsável por um dos maiores sucessos de hardware da história dos videogames: o Wii.

Tudo bem que Takeda não teve tanta participação no desenvolvimento do Nintendo Switch, mas sua influência é facilmente percebida. Pessoas próximas ao falecido presidente da Nintendo, Satoru Iwata, garantem que Takeda compartilhava da mesma visão que seu colega sobre o console híbrido que hoje conhecemos.

Não está claro se Takeda vai se retirar por completo ou se apenas vai renunciar ao cardo de diretor, ocupando um posto de menor destaque dentro da Nintendo. Ko Shiota, chefe da Plataforma de Desenvolvimento de tecnologias da Nintendo e responsável pelo hardware do Wii U, vai assumir o seu lugar.

Independente disso, não resta dúvidas que seu legado será eterno no mundo dos videogames.

 

Via Nintendo


Compartilhe