Game Developers Conference 2020 ameaçada por causa do coronavírus COVID-19

Compartilhe

A Game Developers Conference é o evento global mais importante do calendário anual para os desenvolvedores de jogos, e um dos principais impulsionadores da indústria mundial do entretenimento. Ela está programada para acontecer entre os dias 16 e 20 de março de 2020 em San Francisco (Estados Unidos). Mas o evento corre sério risco de cancelamento, depois de importantes protagonistas abandonarem o evento, por causa do surto do coronavírus COVID-19.

 

 

 

Microsoft

 

Um dos mais importantes nomes dos games para PC, pelas APIs como o DirectX e tudo o que oferece na plataforma Xbox. A empresa se pronunciou em comunicado de imprensa:

 

“Após uma revisão minuciosa da orientação das autoridades globais de saúde e por precaução, tomamos a difícil decisão de nos retirarmos da Game Developers Conference 2020 em São Francisco. (…) A saúde e a segurança de jogadores, desenvolvedores, funcionários e nossos parceiros em todo o mundo é nossa prioridade máxima. Especialmente porque o mundo está experimentando riscos crescentes à saúde pública associados ao coronavírus (COVID-19)”.

 

A Microsoft vai realizar um evento digital no site da Game Stack entre os dias 16 e 18 de março para substituir a sua participação na GDC, com a maioria das conferências planejadas transmitidas ao vivo e disponíveis sob demanda. Já os eventos Gaming for Everyone foram todos cancelados.

 

 

 

Unity Technologies

 

Responsável por um importante motor gráfico para os games. Cancelou a sua participação pelos mesmos motivos, e também vai substituir sua participação por eventos online. A seguir, o comunicado de imprensa:

 

“GDC é sempre nossa época favorita do ano. É uma oportunidade para nos conectarmos com criadores, clientes, jogadores e parceiros de todo o mundo. Infelizmente, este ano, depois de muitas reflexões e discussões, tomamos a difícil decisão de nos retirar da GDC 2020. Embora não tomemos essa decisão de ânimo leve, as condições atuais com o COVID-19 apresentam muito risco. Levamos em consideração o bem estar de nossos empregados muito a sério. Não queremos que nenhum funcionário ou parceiro da Unity comprometa sua saúde e segurança desnecessariamente”.

 

 

 

Epic Games

 

Mais um estúdio importante, que possui uma plataforma de distribuição de games própria. A seguir, o comunicado publicado em sua conta no Twitter:

 

“Estávamos animados em participar da GDC 2020. Infelizmente, a incerteza em torno dos problemas de saúde sobre o novo coronavírus tornou inviável enviar nossos funcionários. Por isso tomamos a difícil decisão de nos retirarmos do evento”.

 

 

 

Sony

 

Mais um nome importante que cancelou a sua participação na Game Developers Conference 2020 na semana passada. Uma baixa muito importante, levando em consideração a sua posição na indústria dos videogames com o PlayStation, sem falar no fato que a empresa vai lançar uma nova geração de consoles em 2020. A seguir, o comunicado da empresa:

 

“Tomamos a difícil decisão de cancelar nossa participação na Game Developers Conference 2020 devido às preocupações crescentes relacionadas ao COVID-19.(…) Entendemos que essa é a melhor opção, pois a situação relacionada ao vírus e as restrições globais de viagem estão mudando diariamente. Estamos decepcionados em cancelar nossa participação, mas a saúde e a segurança de nossa força de trabalho global é nossa maior preocupação.”

 

 

 

Facebook

 

A mais recente baixa da GDC 2020, sem falar que a empresa também cancelou o seu próprio evento para desenvolvedores, o F8. Segue o comunicado da gigante das redes sociais:

 

“A GDC é sempre um destaque da nossa linha de eventos de jogos. No entanto, a saúde de nossos funcionários e toda a comunidade de jogos está à frente de qualquer outra consideração. (…) Devido à evolução das preocupações com a saúde em torno do COVID-19, as equipes AR/VR e Gaming do Facebook não participarão da GDC este ano”.

 

O Facebook geralmente usa o evento para realizar anúncios da sua divisão Oculus VR e outras iniciativas na área de games. A empresa vai fazer os anúncios planejados em um evento digital com data a ser confirmada, e planeja voltar à GDC em 2021.

 

 

 

Outras empresas que abandonaram a GDC 2020

 

A Kojima Productions e a Elctronic Arts também decidiram abandonar o evento, e os organizadores da Game Developers Conference tentam manter a calma, da mesma forma que a GSMA tentou para manter a Mobile World Congress 2020… e nós bem sabemos o que aconteceu.

Não sabemos o que vai acontecer com o futuro da GDC 2020, um evento que teria uma importância ainda maior esse ano por causa do lançamento de novos consoles. Mas pelo andar da carruagem, podemos afirmar que o evento está bem ameaçado. Nós já vimos esse filme anotes, e sabemos como terminou.

Manteremos vocês informados.

 

 

Via Microsoft, Unity, Epic Games, Facebook


Compartilhe