Ao que tudo indica, a Samsung está trabalhando para que o Galaxy S25 se torne um smartphone gaming, mais ou menos da mesma forma que a Apple fez com as mais recentes gerações do iPhone.
A solução que a gigante sul-coreana encontrou para entregar o melhor desempenho para os jogos no Galaxy S25 é usar toda a potência de hardware que o smartphone naturalmente vai ter com o novo processador da Qualcomm com um inovador sistema de interpolação de quadros.
Dessa forma, a taxa de quadros por segundo aumenta, sem comprometer a autonomia de bateria ou o desempenho geral do dispositivo, em uma solução que, na teoria, é bem inteligente.
Interpolação de quadros revolucionária
Imagine mergulhar em um jogo onde cada movimento flui como um rio tranquilo e incessante, com um ray tracing pleno e funcional.
A Samsung promete elevar a experiência gaming no Galaxy S25 com a criação de quadros adicionais no processo de interpolação, o que pode resultar em uma jogabilidade mais fluída e funcional.
O novo recurso promete ir além do atual Frame Booster, transformando os gráficos para um desempenho mais fluído e com maior redução de artefatos visuais.
Tudo isso estará disponível em um modo de jogo exclusivo e personalizável, que otimiza os recursos de hardware para a máxima jogabilidade.
E por falar em otimização de desempenho via hardware…
Processador da Qualcomm como protagonista
O processador Snapdragon 8 Elite, que será o motor da série Galaxy S25 (ao que tudo indica, pois a Samsung pode mudar de ideia e inserir o seu processador Exynos em mercados específicos, ou até mesmo usar os processadores mais potentes da MediaTek como alternativa), proporciona um poder de fogo que eleva cada frame nos jogos.
A Samsung está planejando um modo de jogo renovado em sua interface One UI, projetado para sincronizar perfeitamente com a tecnologia de interpolação, intensificando a imersão do usuário durante as partidas.
Com a nova tecnologia, será possível converter gráficos programados para uma reprodução em 60Hz em imagens que serão reproduzidas a 120Hz, criando uma experiência visual envolvente, tanto na qualidade gráfica quanto na fluidez.
Especula-se que o motor Adreno Frame Motion Engine 2.0 (AFME 2.0) da Qualcomm será o catalisador dessa revolução gráfica para os jogos no Galaxy S25.
A tecnologia promete ser capaz de dobrar a taxa de quadros sem comprometer a eficiência energética, preservando a autonomia enquanto aprimora a fluidez gráfica.
Vale a pena reforçar que outros dispositivos que já contam com o processador Snapdragon 8 Elite também contam com o AFME 2.0, mas a abordagem da Samsung promete refinar ainda mais suas funcionalidades, oferecendo uma estabilidade de performance ainda maior do que a programada.
Na prática, o novo modo de jogo presente na One UI do Galaxy S25 tende a ser um dos grandes diferenciais desse modelo em relação aos dispositivos da concorrência, oferecendo um apelo para a maior qualidade nos jogos para tentar conquistar esse público em específico.
Fonte: Android Authority, @Jukanlosreve