Redmi 14C.
A gente sabe que esse carinha vai desembarcar no Brasil de alguma forma. Ou assim espero, pois se não chegar, será um erro grosseiro da Xiaomi.
Estamos diante do smartphone mais barato do catálogo da Xiaomi neste exato momento, e um forte concorrente para modelos que, com todo o respeito do mundo, são bem meia boca.
Desculpa, Samsung e Motorola… mas todo mundo sabe que Galaxy A05 (e também o Galaxy A06) e Moto G04 são modelos que não deveriam existir no mercado.
E digo desde já: o Redmi 14C não vai salvar o segmento de entrada da ausência de dignidade nas especificações técnicas, mas ao menos ele tenta entregar um pouco a mais para não deixar o pobre com raiva na hora de pagar o PIX no supermercado.
Design chamativo com uma tela simples
O Redmi 14C é um modelo que chama a atenção no design por contar com uma estética de um smartphone que naturalmente custaria mais caro.
O que é um aspecto positivo. Ao menos a Xiaomi tentou sair do lugar comum, evitando deixar os dois ou três sensores fotográficos em forma de semáforo.
Parte da humanidade agradece.
Você pode não achar bonito, é um direito seu. Afinal de contas, é um enorme módulo para abrigar apenas dois sensores fotográficos, e isso não vai agradar a todos.
Mas não podemos dizer que a Xiaomi não foi para outro caminho aqui.
Com 8,22 mm de espessura e peso entre 204 e 201 gramas (e o peso pode variar de acordo com a cor do dispositivo – acredite, se quiser), o Redmi 14C está disponível nas cores preto, verde sálvia (com couro vegano) e azul com degradê (que é o modelo mais pesado).
Esse corpo abriga um conector para fones de ouvido (para a alegria de muitos), e uma humilde tela LCD de 6.88 polegadas (HD+, 1640 x 720 pixels, 260 dpi), com taxa de atualização de 120 Hz e brilho máximo de 60 nits.
Não dá para pedir muito mais do que isso de um smartphone de entrada, mas… tela LCD em pleno 2024 é algo que me dá gatilhos emocionais.
Tudo é gerenciado pela MediaTek
A principal novidade do Redmi 14C (e o seu grande diferencial em relação aos seus concorrentes diretos no Brasil) é o fato do modelo receber o processador MediaTek Helio G81-Ultra.
Em teoria, esse chip é mais potente que o onipresente MediaTek Helio G85 presente no Galaxy A05 e no Moto G04.
Ele pode não entregar uma experiência de uso espetacular, mas já é algum ganho em um dispositivo de entrada, o que nunca pode ser depreciado.
Acompanha o processador 4 ou 6 GB de RAM LPDDR4x e até 128 GB de armazenamento no padrão eMMC 5.1 (expansíveis via cartão microSD).
Lembrando que o eMMC é MAIS LENTO que o padrão UFS, o que pode impactar de forma direta na fluidez do software e na execução de aplicativos.
E eu fico na torcida para que o desempenho seja minimamente decente com essas configurações. Ou que o HyperOS esteja otimizado para esse hardware. 7
Mais bateria e conectividade acima da média
É preciso olhar para os diferenciais nos detalhes, e o Redmi 14C pode conquistar alguns usuários um pouco mais exigentes justamente nas letras miúdas.
O modelo recebe uma bateria de 5.160 mAh com modo de recarga rápida de 18W. é um pouco acima da média do mercado de smartphones, já que sai do lugar comum dos 5.000 mAh padrão.
Por outro lado, este é um modelo com conectividade 4G, o que está tudo bem. Nenhum dos seus concorrentes aqui no Brasil é compatível com as redes de quinta geração.
Ao menos ele recebe um Rádio FM (por causa do conector para fones de ouvido, lembra?) e Bluetooth 5.3, o que já é melhor do que encontramos em outros dispositivos mais baratos.
Do mais, o WiFi 5, o GPS (com Galileu, Glonass e Beidou), o leitor de digitai na lateral e o desbloqueio com biometria facial estão presentes no dispositivo.
Ou seja, o Redmi 14C, de forma discreta, oferece pequenas vantagens para quem vai conectar fones de ouvido, alto-falantes sem fio e outros dispositivos que não precisam de cabos.
Alguns podem se beneficiar disso de alguma forma.
Duas câmeras traseiras que são uma
Aqui, temos um diferencial curioso no Redmi 14C que pode até incomodar aos usuários que preferem um design mais limpo no dispositivo.
Lembra que eu mencionei a parte traseira do telefone com um design que lembra um dispositivo mais avançado, certo?
Então… você sabia que aquele módulo abriga apenas um sensor de 50 MP (f/1.8) e uma lente auxiliar para o modo retrato?
Ah, sim… tem o flash LED também…
Muitos podem pensar que o modelo conta com três módulos fotográficos na parte traseira quando, na verdade, é apenas um sensor de câmera.
E é melhor eu deixar isso claro para que os mais desavisados não se sintam enganados no futuro.
A câmera frontal, que fica no notch da tela em forma de gota, recebe um sensor de 13 MP, o que também já é mais que os modelos mais básicos de Samsung e Motorola.
Ou seja… aspirantes a TikTockers, este é o smartphone que vocês procuram se a grana está mais curta.
Quanto custa?
O novo Xiaomi Redmi 14C só está disponível neste momento no Vietnã e na República Tcheca, e tem preço sugerido de apenas 112 euros, já convertidos.
Não há previsão de lançamento para o mercado europeu, muito menos para o mercado brasileiro. Mas é bom ficar de olho nele.
Mesmo com todas as complicações de importação que foram impostas ao Brasil recentemente, o Redmi 14C pode ser um modelo bem interessante para quem procura um dispositivo de baixo custo.
Ele entrega mais que os seus concorrentes no momento. Mesmo porque a Samsung nem tentou com o Galaxy A06, que é o Galaxy A05 com outro corpo.
Se a DL Eletrônicos decidir lançar o Redmi 14C por aqui, as chances de sucesso para o modelo são enormes.
Especificações Técnicas do Xiaomi Redmi 14C
- Tela: LCD de 6,88″ HD+ com taxa de atualização de 120 Hz e resposta ao toque de 240 Hz.
- Dimensões e Peso: 171,88 x 77,8 x 8,22 mm; peso variando de 207 a 211 gramas, dependendo do acabamento.
- Processador: MediaTek Helio G81.
- Memória RAM: 4 GB, 6 GB
- Armazenamento Interno: 128 GB
- Câmera Frontal: 13 MP com abertura f/2.0.
- Câmera Traseira: Sensor principal de 50 MP com abertura f/1.8.
- Lente Auxiliar: Informações não especificadas.
- Bateria: Capacidade de 5.160 mAh com suporte para carregamento rápido de 18 W.
- Sistema Operacional: HyperOS
- Conectividade: LTE, Bluetooth 5.4, Wi-Fi ac, NFC, Rádio FM, USB-C.
- Outro: Leitor de impressão digital localizado na lateral.
- Preço: A confirmar.