A Xiaomi apresentou os seus novos smartphones top de linha, Xiaomi 15 e Xiaomi 15 Pro justamente no dia que estou terrivelmente doente (com um resfriado que estou tentando impedir que se transforme em uma gripe).
Mas como sou privilegiado por trabalhar em casa (diferente da maioria dos brasileiros que pegam ônibus lotado e precisam encarar um chefe insuportável para ganhar um salário ruim), não vou reclamar. Bora escrever sobre esses produtos.
Primeiro, sobre o Xiaomi 15, o menor da dupla, mas igualmente potente, bonito e promissor. Pena que vai chegar bem caro por aqui.
Tela OLED compacta e Snapdragon 8 Elite
O Xiaomi 15 possui um display OLED de 6,36 polegadas, resolução de 1,5K e taxa de atualização adaptável até 120 Hz.
Com pico de brilho de até 3.200 nits em 25% do painel, ele se diferencia de concorrentes que só alcançam nits elevados em 1% da tela. Mas isso, de acordo com a Xiaomi. Vamos ver se esse detalhe entrega na prática uma experiência de uso de maior qualidade.
Equipado com o processador Snapdragon 8 Elite, o Xiaomi 15 traz até 16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno. Nada de miséria aqui.
A bateria de 5.400 mAh proporciona mais autonomia em comparação com o modelo anterior, agora com carregamento rápido de 90W com fio e 50W sem fio.
Design familiar, porém refinado
Visualmente, o Xiaomi 15 mantém o estilo do modelo anterior, mas com aprimoramentos nos quadros frontais, que agora possuem bordas simétricas de 1,38 mm, mais finas que as do iPhone 16 Pro.
A construção inclui bordas planas e cantos arredondados, além de uma traseira em vidro com acabamento em alumínio, oferecendo ergonomia que, segundo a marca, é comparável ao iPhone em sofisticação.
Nem preciso dizer isso, mas… fica evidente que a Xiaomi decidiu se aproximar ao máximo do seu principal concorrente na Apple, pois aparentemente é importante reforçar isso para o seu público-alvo principal, que está no mercado asiático.
O dispositivo vem com Android 15 e a segunda versão do HyperOS, um sistema baseado em IA que promete mais recursos e uma experiência de uso aprimorada em comparação com seu antecessor.
Ainda espero por mais informações sobre com o HyperOS realmente se comporta na prática, mas vou ter que ser mais paciente até que o sistema operacional chegue em grande escala para os usuários brasileiros.
Câmeras com Leica e otimização em IA
Por último, um elemento importante para a grande maioria dos usuários que vão se interessar em investir o dinheiro neste dispositivo: as câmeras.
O conjunto de câmeras inclui três sensores de 50 MP (grande angular, ultra grande angular e teleobjetiva), com lentes Summilux da Leica como grande diferencial.
Com melhorias no processamento de imagem, o novo ISP (Image Signal Processor) utiliza IA para uma captura e edição RAW aprimoradas, prometendo uma qualidade fotográfica superior, algo que – mais uma vez – só poderemos conferir na prática.
Preço e disponibilidade
O Xiaomi 15 tem preço inicial sugerido na Europa de 588 euros, e não há previsão de lançamento ou preços para o mercado brasileiro.
Que ele é um top de linha de toda regra, não resta a menor dúvida. E ele é bem menos caro que os seus principais concorrentes da Apple e da Samsung.
Mas se a DL Eletrônicos trouxer ele para cá, não espere por algo menos caro do que uma marca como a Xiaomi sugere que poderia ser.
É um telefone top de linha premium de toda a regra. Logo, esteja disposto a pagar por isso.
Especificações Técnicas: Xiaomi 15
- Dimensões e Peso:
- 15,2 x 71,2 x 8,08 mm
- 191g
- Tela:
- 6,36 polegadas, OLED, LTPO (taxa de atualização adaptativa)
- Brilho máximo de 3.200 nits
- Resolução 1,5K
- Suporte a Dolby Vision e HDR
- Processador e Memória:
- Processador: Snapdragon 8 Elite
- RAM: 12 GB / 16 GB LPDDR5X
- Armazenamento: 256 GB / 512 GB / 1 TB UFS 4.0
- Bateria e Carregamento:
- Capacidade: 5.400 mAh
- Carregamento rápido: 90 W com fio
- Carregamento sem fio: 50 W
- Câmeras Traseiras:
- Principal: 50 MP, abertura f/1.62, com estabilização óptica (OIS)
- Grande angular: 50 MP, abertura f/2.2, 115º
- Telefoto: 50 MP, abertura f/2.0, com OIS
- Câmera Frontal:
- 32 MP
- Sistema Operacional:
- Android 15
- HyperOS 2
- Conectividade:
- Wi-Fi 7
- 5G SA/NSA
- Bluetooth 5.4
- Extras:
- Leitor de impressão digital ultrassônico sob a tela
- Alto-falantes estéreo
- Certificação IP68 (resistência à água e poeira)