A Fundação Raspberry Pi apresentou o Raspberry Pi 500, um computador integrado a um teclado, maximizando o conceito de PC integrado e voltado para a praticidade com baixo custo.
Não estamos diante de uma reinvenção da roda, já que outros produtos do passado e do presente entregam o mesmo conceito. O diferencial aqui é que esse produto possui dimensões reduzidas pelos seus componentes miniaturizados.
E a modernidade acaba impactando positivamente no preço neste caso: o Raspberry Pi 500 chegou ao mercado em 9 de dezembro, com preço sugerido de $90.
O que o Raspberry Pi 500 pode fazer por você?
Sei que muitos estão se perguntando sobre o monitor desse computador. A boa notícia aqui é que você pode escolher: ou usa o monitor que já tem, ou compra o monitor de 15.6 polegadas que foi lançado junto como Raspberry Pi 500, pagando $100 adicionais.
O monitor conta com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e é ideal para uso em conjunto com o novo computador, já que foi pensado nas suas especificações técnicas e características.
O formato teclado-computador evoca memórias de sistemas clássicos como ZX Spectrum e Commodore 64, atraindo tanto novos usuários quanto entusiastas da tecnologia retro.
O Raspberry Pi 500 é descrito como um PC que é duas a três vezes mais poderoso que seu antecessor, o Raspberry Pi 400. O produto é adequado para tarefas cotidianas e para os ambientes educacionais.
E o baixo custo do computador também tem em mente a maior adoção dentro das escolas, já que ele consegue custar mais ou menos o mesmo preço que um Chromebook, mas oferecendo todas as vantagens do sistema operacional Windows.
E a melhor parte é que a Fundação Raspberry Pi vai manter a filosofia de preços competitivos para os seus produtos, com o Raspberry Pi 400 agora custando apenas $60.
A iniciativa da fundação tem como ótimo efeito colateral promover a inclusão digital, já que qualquer pessoa pode investir no conjunto sem impactar muito no orçamento doméstico.
Além da compra em separado do Raspberry Pi 500, um kit completo incluindo o computador, mouse, fonte de alimentação e cabo HDMI está disponível para compra, no valor de $120.
O kit é a solução para novos usuários que estão iniciando no mundo informático, e não querem se preocupar em comprar itens separados para montar o seu PC para tarefas mais simples.
As suas limitações
Estamos falando de um computador de baixo custo. Logo, limitações são esperadas.
A ausência de um slot PCIe impede a conexão direta de SSDs, embora soluções externas estejam disponíveis para usuários que necessitam de armazenamento adicional.
E, mesmo assim, o desempenho geral do Raspberry Pi 500 não deve melhorar de forma significativa com o armazenamento externo. Isso só deve expandir a capacidade de salvar dados e nada mais.
Por outro lado, o monitor do Raspberry Pi 500 pode ser ser alimentado via USB-C ou através das portas USB-A, oferecendo uma certa flexibilidade de uso neste aspecto.
De qualquer forma, é de se aplaudir de pé a iniciativa.
O Raspberry Pi 500 permite que muitas pessoas sejam introduzidas ao mundo digital com um custo mínimo. Um PC como esse já é o suficiente para acessar a internet para o básico.
Da mesma forma que um Chromebook faz.
Temos uma competição aqui?
Raspberry Pi 500 | Especificações Técnicas
- Modelo: Raspberry Pi 500
- Processador: ARM Cortex-A76 quad-core 64 bits a 2,4 GHz
- GPU: VideoCore VII
- Memória: 8 GB LPDDR4X-4267
- Conectividade Sem Fio:
- Wi-Fi 802.11ac
- Bluetooth 5.0
- Portos:
- 2 x USB 3.0 (5 Gbps)
- 1 x USB 2.0
- Gigabit Ethernet
- GPIO de 40 pinos
- 2 x HDMI (suporte para até 4K a 60Hz)
- Data de Lançamento: 9 de dezembro de 2024
- Preço: $90