A Beats, empresa de áudio da Apple, acaba de lançar o PowerBeats Pro 2, a nova geração de seus fones de ouvido sem fio projetados para os esportistas. E creio que tem muitas pessoas se exercitando por aí para justificar a sua existência.
Aliás, eu me pergunto: por que a Apple manteve a marca Beats? Poderia ter incorporado os conceitos de design e tecnologias para lançar esses produtos com o rótulo AirPods. Ou isso é de propósito para deixar a Beats como marca que dá lucros para o Dr. Dre?
Sem entender direito como a Apple toma suas decisões, vou para o que mais importa: falar algumas coisas sobre o PowerBeats Pro 2, na esperança de que ele venha para o Brasil um dia.
O que o PowerBeats Pro 2 tem de diferente?
O PowerBeats Pro 2 mantém o design com gancho para a orelha, garantindo um ajuste seguro e confortável durante os treinos mais intensos.
A Beats realizou testes com 1000 atletas para aprimorar o design, resultando em um ajuste mais universal e confortável. Os ganchos são feitos de uma liga de níquel resistente, e o peso total dos fones foi reduzido em 20%.
Além disso, os fones possuem certificação IPX4 de resistência ao suor, ideal para atividades físicas.
Até aqui, nada de muito impressionante.
Como novidade, o PowerBeats Pro 2 incui um sistema de monitoramento de frequência cardíaca, algo que nem mesmo o AirPods Pro possui.
O recurso é ativado durante os treinos em aplicativos compatíveis, e fornece dados em tempo real através de sensores ópticos LED.
Os dados podem ser sincronizados com o Apple Watch e outros aplicativos de fitness, como Open, Peloton, Runna, Slopes, Ladder, Nike Run Club e YaoYao.
Isso mesmo: nada de Strava aqui.
O som e a bateria são bons?
Vejamos.
O PowerBeats Pro 2 é equipado com o novo chip H2, o mesmo presente nos AirPods Pro de segunda geração.
Dessa forma, ele garante o cancelamento de ruído ativo, equalizador adaptativo, áudio espacial com rastreamento de cabeça e tecnologia Adaptive EQ, que ajusta a qualidade do áudio de acordo com o formato do ouvido do usuário.
Com a mesma tecnologia, vem os mesmos resultados: um som imersivo e personalizado para cada pessoa. E não falo de qualidade de áudio aqui, pois isso é algo muito subjetivo.
A Beats também aprimorou a bateria e o estojo de carregamento do PowerBeats Pro 2, para manter o usuário mais tempo na academia e longe da tomada.
A autonomia dos fones de ouvido aumentou de 9 para 10 horas, e o estojo de carregamento agora oferece um total de 45 horas de bateria, um aumento significativo em relação às 24 horas do modelo anterior.
Além disso, o estojo de carregamento agora possui porta USB-C, seguindo o padrão mais recente e moderno estabelecido para portas de recarga.
Disponibilidade e preço
O PowerBeats Pro 2 já está disponível para reserva no site da Apple por US$ 249, o que pode ser considerado um preço razoável dentro do universo da empresa.
Quero dizer, ele é sim mais caro que outros fones de ouvido esportivos, mas combina o melhor do AirPods Pro com os recursos da Beats para esportistas.
Ou seja, até gostaria de reclamar, mas sinto que não posso. Melhor do que isso, considerando o cliente que já está preso no ecossistema da Apple, é difícil.
Os fones de ouvido vêm com três meses de assinatura do Apple Music e estão disponíveis em diversas cores.
As primeiras unidades serão enviadas a partir de 13 de fevereiro. E na área Beats by Dr. Dre no site da Apple Brasil, não há nenhum rastro dele.
Torcemos.