Após mais de 20 anos, o walkman voltou aos holofotes, unindo a nostalgia dos anos 90 com inovações tecnológicas. É a nostalgia combinada com o desejo de viver experiências dedicadas e mais objetivas com os dispositivos eletrônicos.
A volta do walkman ao mercado de consumo não chega a ser algo surpreendente, já que as fitas cassete voltaram a ser populares. Seja porque o filme “Guardiões da Galáxia” mostrou que usar um produto como esse porque é legal, seja porque alguns perceberam que não são donos da música que ouve no Spotify.
De qualquer forma, o Muse M-132 WM permite ouvir fitas cassete em qualquer, oferecendo uma segunda chance para aquelas guardadas no fundo da gaveta, mas combinando recursos modernos para deixar essa experiência algo ainda melhor.
Muse M-132 WM | Principais Características
Com suporte a Bluetooth, o dispositivo elimina o uso de cabos, permitindo conexão com fones de ouvido e alto-falantes sem fio.
Mas os mais nostálgicos não precisam se preocupar. O Muse M-132 WM ainda recebe uma entrada tradicional para fones, agradando os puristas que preferem a experiência clássica.
O Muse M-132 WM também inclui como novidade o que a empresa chama de “função currículo”. O recurso permite retornar a reprodução ao ponto exato onde a reprodução parou, similar a serviços de streaming modernos.
Com 10 cm de altura e 220 g, esse walkman é leve e fácil de transportar, ideal para levar a qualquer lugar. É o peso de um smartphone premium, e para muitas pessoas, a caminhada não será impactada por causa de um dispositivo como esse.
A bateria de íons de lítio oferece até 5 horas de reprodução contínua e carrega rapidamente via USB tipo C. E já é uma alegria pensar que não precisamos de pilhas AA para ouvir música neste dispositivo.
Os usuários do passado sabem muito bem o quanto que se gastava de pilhas para usar um walkman. E isso, em uma época em que baterias recarregáveis eram muito mais caras do que são hoje.
O dispositivo conta com botões simples para controle, mantendo a simplicidade na experiência de uso herdada dos modelos antigos.
Vale a pena?
O Muse M-132 WM tem preço sugerido de apenas 55 euros, combinando o charme vintage com tecnologia atual em um preço relativamente acessível.
Não há previsão de lançamento para o mercado brasileiro, mas considerando a proposta como um todo e o desejo de utilizar um dispositivo mais vintage, não é um preço tão absurdo assim.
A Muse é uma marca de qualidade, que oferece na Europa toca-discos com a mesma proposta de combinar nostalgia e recursos modernos.
Logo, é possível pensar que o Muse M-132 WM vai pelo mesmo caminho na sua construção, conceito geral e qualidade final. Se você se encontrar com um desses na sua próxima viagem para Londres, traga uma unidade do produto para mim (por favor).
De um modo geral, a proposta agrada. Oferecer a experiência de uso do walkman clássico de volta em um produto com design sóbrio e funcionalidades simplificadas é tudo o que muitas pessoas mais desejam.
Dessa forma, voltar ao passado ou conhecer o que outras gerações usaram para ouvir música vale a pena.