A Motorola confirmou os rumores sobre o lançamento do ThinkPhone 25, um smartphone inspirado na linha de notebooks Lenovo ThinkPad.
Com foco em resistência e durabilidade, ele é posicionado como uma opção intermediária, sendo alimentado pelo chip MediaTek Dimensity 7300.
Aqui, o principal objetivo da Motorola é (além de oferecer um dispositivo resistente para usuários exigentes ou desastrados) e construir um ecossistema de produtos.
Além da proposta se alinhar com um dispositivo que um público segmentado já conhece, a outra grande novidade é que o modelo vai sim receber 5 anos de atualizações do Android.
E eu nem acredito que realmente estou escrevendo isso.
Motorola ThinkPhone 25 | Principais Características
O ThinkPhone 25 possui uma tela de 6,4 polegadas do tipo pOLED, com resolução de 2670 × 1120 pixels e taxa de atualização de até 120 Hz.
A resistência da tela é garantida pela tecnologia Gorilla Glass 7i, protegendo contra quedas e arranhões. É uma proteção acima da média dos smartphones disponíveis no mercado.
A construção do corpo do ThinkPhone 25 é baseada em fibra de aramida, material mais resistente que o aço, oferecendo alta resistência a impactos.
Além disso, o dispositivo possui certificação MIL-STD-810H, reforçando sua durabilidade em condições adversas.
Ou seja, embora possa ser usado por consumidores comuns, o ThinkPhone 25 foi projetado para ambientes corporativos, assim como é o notebook que inspira o seu design.
Além disso, o modelo também é indicado para setores como construção e mineração. Sua resistência o torna adequado para o uso em condições exigentes, como canteiros de obras e até os ambientes extremos como trilhas, caminhadas e escaladas montanhosas.
Equipado com o chip MediaTek Dimensity 7300, o ThinkPhone 25 oferece desempenho típico de um smartphone intermediário, adequado para tarefas do dia a dia.
O dispositivo conta também com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno, permitindo multitarefa eficiente e amplo espaço para dados pessoais, fotos, vídeos e aplicativos.
A bateria do ThinkPhone 25 é de 4.310 mAh, menor do que a de seu antecessor, que tinha 5.000 mAh. O modelo continua a suportar carregamento rápido TurboPower de 68 W, atingindo 50% de carga em apenas 11 minutos.
O sistema de câmeras traseiras inclui uma lente principal de 50 MP com estabilização óptica (OIS), uma grande angular de 13 MP e uma teleobjetiva de 10 MP com zoom óptico de 3x.
Na parte frontal, o aparelho possui uma câmera de 32 MP para selfies.
O ThinkPhone 25 sai de fábrica com Android 14 e receberá cinco atualizações do sistema operacional e patches de segurança até 2029.
Insisto: essa janela de atualizações do Android é uma vitória para os clientes da Motorola, que por muito tempo tiveram que aguentar a obsolescência da marca em relação aos seus produtos.
Disponibilidade e preço
O smartphone estará disponível na Europa a partir de novembro de 2024, com preço inicial de 499 euros. A Motorola também confirmou planos de lançamento na América Latina, sem detalhes específicos sobre a sua chegada no Brasil.
Especificações Técnicas | Motorola ThinkPhone 25
- Tela: 6,4″ pOLED, 2670×1120 pixels, 120 Hz, HDR10+, Gorilla Glass 7i.
- Processador: MediaTek Dimensity 7300 com GPU Mali-G615 MC2.
- RAM: 8 GB.
- Armazenamento: 256 GB.
- Câmeras: 50 MP (principal), 13 MP (grande angular), 10 MP (teleobjetiva).
- Bateria: 4.310 mAh, TurboPower 68 W.
- Conectividade: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.4, NFC.
- Sistema operacional: Android 14, com atualizações por 5 anos.
Fonte: Motorola ThinkPhone 25 launched: A smaller ThinkPhone (androidauthority.com)