TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Gadget do Dia | LG gram 17Z90Q | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Análises e Reviews | Gadget do Dia | LG gram 17Z90Q

Gadget do Dia | LG gram 17Z90Q

Compartilhe

De novo: eu estou em uma fase da minha vida onde o meu foco de interesse está nos notebooks ultrafinos, e o LG gram 17Z90Q, portátil que a LG lançou lá fora (e que deve desembarcar no Brasil em algum momento no futuro) é um produto que atraiu os meus olhares com muita facilidade.

Este é o notebook ultrafino mais completo da LG para 2022, e conta com diferenciais muito interessantes para quem procura obter um pouco mais de um dispositivo portátil para o uso com produtividade em qualquer lugar.

Vou mostrar neste artigo o que o LG gram 17Z90Q tem de melhor a oferecer, e onde ele pode ser diferente dos demais dentro da sua categoria, apesar do seu preço elevado.

 

O design é o segredo, mais uma vez

É claro que o LG gram 17Z90Q tem como principal objetivo ser um notebook ultrafino e potente. Logo, o seu design é um dos principais destaques do produto.

Ele é um notebook com tela de 17 polegadas e peso de apenas 1.43 kg. E é difícil encontrar um computador portátil com tela tão grande e tão leve. E isso permite que o seu transporte para qualquer lugar seja simplificado.

Outro destaque está nas bordas ultrafinas, o que faz com que essa tela enorme fique encapsulada em um equipamento com corpo de 15 polegadas. E não iria adiantar ser fino e leve se ele não fosse resistente. Para isso, a LG colocou neste modelo uma construção em nano carbono e magnésio, além da certificação militar MIL-STD 810G.

 

Uma grande tela de 17 polegadas e placa gráfica dedicada

Já falamos sobre o tamanho da tela do LG gram 17Z90Q, mas vamos compartilhar mais detalhes sobre esse tópico.

Estamos diante de uma tela IPS com aspecto 16:10 (favorecendo os aspectos de produtividade por ser mais quadrada), resolução de 2560 x 1600 pixels e uma taxa de brilho que pode ser considerada apenas aceitável com 350 nits. Considerando que ele tem potencial para ser utilizado em qualquer lugar, ele poderia contar com pelo menos 400 nits para um uso em ambientes bem iluminados.

Um dos principais diferenciais do LG gram 17Z90Q em relação a muitos dos seus concorrentes dentro desse segmento é a presença da placa gráfica NVIIDA RTX 2060 com 4 GB de memória dedicada. Esse hardware é bem comum nos computadores gaming de entrada e pode não ser a mais potente do mundo (e nem poderia ser em um notebook tão fino), mas deve ajudar e muito na experiência de uso tradicional no Windows 11, principalmente no uso de aplicativos com maior exigência gráfica.

Seu hardware se completa com a presença do processador Intel Core i7-1260P de décima segunda geração, até 32 GB de RAM LPDDR5x e 512 GB de armazenamento. Você pode achar que tem pouco espaço para os seus dados pessoais ou vídeos que pretende editar neste notebook, mas saiba que a LG mantém a boa tradição em oferecer um segundo slot para SSD neste modelo, permitindo assim a expansão do espaço interno do dispositivo, algo que já foi visto em outras versões do LG gram no passado.

 

Uma autonomia menor, mas um bom leque de conectividade

As gerações anteriores do LG gram se destacavam por entregar uma enorme autonomia de uso, flertando com as 20 horas longe da tomada. Não é bem o caso do LG gram 17Z90Q, mas pelo menos você tem um dia inteiro de trabalho garantido sem pensar na recarga da bateria.

Este modelo promete uma autonomia de bateria de até 11 horas de uso, o que pode ser traduzido como aproximadamente seis horas de uso real. Não são tempos ruins (a maioria dos notebooks com as mesmas características de perfil e técnicas entregam mais ou menos o mesmo tempo), mas não impressionam como os modelos anteriores dessa linha.

Por outro lado, este notebook possui um bom leque de conectividade, com duas portas USB-C com Thunderbolt 4, duas portas USB-A e uma porta HDMI de tamanho completo. Aqui, a LG está de parabéns, pois está indo na contramão de alguns dos seus concorrentes, que insistem em reduzir as opções de conectores em nome da baixa espessura.

O modelo ainda conta com conexão Bluetooth para outros periféricos e WiFi 6, para uma conexão de internet mais rápida e estável.

 

LG gram 17Z90Q: quanto custa?

É aqui que as coisas começam a se complicar para o LG gram 17Z90Q.

O modelo chega ao mercado internacional com preço inicial sugerido de 1.900 euros. Ou seja, é um notebook ultrafino muito caro e devidamente posicionado no segmento mais premium do mercado de computadores portáteis. E, por melhor o produto seja, se torna proibitivo para a maioria dos meros mortais.

E tenho minhas dúvidas se os compradores em potencial se interessariam por este modelo no lugar de escolher outras alternativas similares com Windows, como é o caso do Galaxy Book2 Pro (que tem tela menor, mas é uma proposta similar), ou até mesmo investir em um MacBook Air ou MacBook Pro da Apple, que entrega um desempenho melhor cobrando um preço menor.

Entendo que o LG gram 17Z90Q chega para ser o melhor do melhor da LG neste aspecto, se tornando uma alternativa interessante para os usuários que desejam o máximo de produtividade em função de sua enorme tela, mas sem abrir mão da mobilidade para trabalhar em qualquer lugar.

Mas fica realmente muito difícil defender um produto como esse com o preço que ele tem. A relação custo-benefício definitivamente não fecha, e as pessoas precisam estar muito conscientes disso antes de decidir entrar nessa aventura financeira.

De novo: o LG gram 17Z90Q é um ótimo notebook. Ele seria excelente aqui na minha bancada de trabalho. Eu consigo imaginar como a minha produtividade iria aumentar ao trabalhar com ele todos os dias. Mas não consigo me ver pagando esse valor por este computador.

Se ele é caro lá na Europa, imagina quanto que ele pode vir a custar no Brasil.

Ele não tem previsão de lançamento por aqui. Mas ficaremos de olho em caso de novidades.


Compartilhe