Todo mundo sabia que ele vinha. E agora, ele é oficial.
O Huawei Mate XT Ultimate Deisgn é o primeiro smartphone do mundo com tela dobrável em três partes, em uma estrutura única para se transformar em um pequeno tablet, muito mais do que os atuais modelos de telefones dobráveis da concorrência.
Um smartphone claramente voltado para a produtividade e o entretenimento, que é uma primeira iniciativa de algo que ainda pode vingar no futuro.
Vamos conhecer o que o Huawei Mate XT Ultimate Deisgn pode oferecer para os usuários. Ou se estamos apenas diante de um protótipo chique que chegou ao mercado.
O que o Huawei Mate XT Ultimate Deisgn pode oferecer
O Mate XT apresenta acabamento em couro vegano nas cores preto/dourado e vermelho/dourado, oferecendo um visual elegante e diferenciado.
A atenção aos detalhes, como a utilização de vidro UTG resistente, reforça sua durabilidade e sensação de qualidade premium.
Algo que o dispositivo precisa ter, já que ele é ousado no seu design que é praticamente inédito no mercado de smartphones dobráveis.
O Huawei Mate XT Ultimate Deisgn recebe uma tela OLED LTPO de 10,2 polegadas, com taxa de atualização dinâmica e uma resolução de até 3.184 pixels no modo triplo.
A tecnologia de exibição do dispositivo promete uma maior eficiência energética, mas sem abrir mão da qualidade de imagem superior.
O processador Kirin 9010 5G, fabricado em 7 nanômetros, fica sim um pouco atrás do Snapdragon 8 Gen 3, mas deve oferecer um desempenho excelente para tarefas exigentes, além de garantir suporte ao 5G.
Com opções de 16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno, o Huawei Mate XT Ultimate Deisgn não deve oferecer maiores problemas para quem precisa de armazenamento e fluidez no sistema operacional.
O dispositivo conta com um conjunto triplo de câmeras traseiras, incluindo um sensor principal de 50 MP com zoom óptico de 5,5x, além de uma lente periscópica e grande angular, ambos de 12 MP.
A tecnologia XMAGE da Huawei é o grande diferencial que a marca tenta oferecer para os usuários. Ou a alternativa viável para o atual cenário da empresa.
Deve entregar bons resultados fotográficos de um modo geral. Vamos esperar pelos comparativos que os especialistas vão fazer nas próximas semanas.
Não sei se sou o único a desconfiar da autonomia dessa bateria de “apenas” 5.600 mAh. afinal de contas, estamos falando de uma tela que é enorme quando estendida.
O que consola é que esse dispositivo possui um modo de recarga rápida de 66W, além de carregamento sem fio de 50W e carga reversa de 7,5W.
O sistema operacional HarmonyOS 4.2 foi aprimorado para o formato tri-fold, recebendo as suas doses de Inteligência Artificial.
Ferramentas como tradutor embutido e editor de textos são destaques que tornam o uso mais prático para o dia a dia, tal e como qualquer outro fabricante está implementando hoje em suas interpretações do Android.
Preço e disponibilidade
Você já pode imaginar isso, mas é meu dever confirmar a informação: o Huawei Mate XT Ultimate Deisgn não é barato.
Com preços a partir de 19.999 yuanes (aproximadamente 2.540 euros), o Huawei Mate XT é claramente voltado para o público premium.
Sua versão mais cara, com 1 TB de armazenamento, custa cerca de 3.050 euros, o que torna o modelo basicamente um telefone de luxo.
Leve em consideração que esses valores mencionados acima são para o mercado chinês. Ou seja, a tendência é que ele custe ainda mais caro para o mercado internacional.
Também é preciso mencionar que este é apenas o primeiro modelo de uma nova proposta de design, e um dispositivo dentro do seu cenário tende a ser naturalmente mais caro.
Quem sabe as futuras versões do Huawei Mate XT Ultimate Deisgn (ou suas respectivas atualizações) recebam os naturais cortes de preço que qualquer tecnologia que sai do zero tende a receber com o passar do tempo.
Atualmente, o Huawei Mate XT está disponível apenas na China, e não há previsão de lançamento global.
E no Brasil, ele nem deve dar as caras, o que pode tornar este artigo uma enorme perda de tempo da minha parte, que produziu conteúdo sobre um produto que não foi pensado no usuário brasileiro.
Mas como eu sei que muitas pessoas vão ler este artigo até o final interessadas por um lançamento que, de alguma forma, muda um pouco o jogo do mercado de tecnologia…
…eu realmente agradeço para aqueles que chegaram até aqui.
Ficha Técnica Huawei Mate XT Ultimate Design
Dimensões e Peso
- Dobrado: 156,7 x 73,5 x 12,8 mm
- Modo duplo: 156,7 x 143 x 7,53 / 4,75 mm
- Modo triplo: 156,7 x 219 x 3,6 / 3,6 / 4,75 mm
- Peso: 298 gramas
Tela
- Tipo: OLED LTPO
- Tamanho: 10,2 polegadas
- Formato: 16:11
- Relação tela-corpo: 92%
- PWM: 1.440 Hz (Modulação de Largura de Pulso)
- Amostragem de toque: 240 Hz
- Suporte de cores: DCI-P3
- Resoluções:
- Dobrado: 2.232 x 1.008 pixels
- Modo duplo: 2.232 x 2.048 pixels
- Modo triplo: 2.232 x 3.184 pixels
Processador
- Chipset: Kirin 9010 5G
Memória RAM
- Capacidade: 16 GB
Armazenamento Interno
- Opções: 256 GB, 512 GB, 1 TB
Câmera Traseira
- Principal: 50 MP (f/1.5-f/4.0), com Estabilização Óptica de Imagem (OIS) e zoom óptico de 5,5x
- Grande Angular: 12 MP (f/2.2)
- Periscópio: 12 MP (f/3.4), com OIS
- Flash: LED
Câmera Frontal
- Resolução: 8 MP (f/2.2)
Bateria
- Capacidade: 5.600 mAh
- Carregamento Rápido: 66 W
- Carregamento Sem Fio: 50 W
- Carregamento Reverso: 7,5 W
Sistema Operacional
- Versão: HarmonyOS 4.2
Conectividade
- Wi-Fi: Wi-Fi 6
- Bluetooth: 5.2 LE
- Porta USB: Tipo C
- NFC: Sim
- GPS: Sim
Outros
- Leitor de Impressões Digitais: Lateral
Preço
- A partir de: 2.540 euros (conversão aproximada)