Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notebooks, Ultrabooks e Conversíveis | Gadget do dia | Dell XPS 13 Plus no Brasil

Gadget do dia | Dell XPS 13 Plus no Brasil

Compartilhe

A Dell quer mesmo acabar com o meu dinheiro e complicar a minha vida financeira.

Eu acabei de fazer o review do Lenovo Yoga 7i (que já foi publicado quando você ler este artigo), e confesso que estou feliz com ele. É um ótimo notebook secundário para as minhas tarefas de produtividade fora do escritório aqui em Florianópolis.

Mas como eu não posso ter um pouco de paz nessa vida, vem a Dell e lança no Brasil o Dell XPS 13 Plus, um notebook ultrafino premium que tinha tudo para ser chamado de meu, se não fosse o valor que a mesma dona Dell cobra por ele no Brasil.

De qualquer forma, vamos tentar descobrir juntos se o Dell XPS 13 Plus realmente vale o quanto custa em território nacional.

 

 

 

Redesenhado do zero

O Dell XPS 13 Plus foi completamente redesenhado, oferecendo assim um design que mantém a elevada proposta de portabilidade e, ao mesmo tempo, sua estética atraente.

Não dá para dizer que a Dell não tentou fugir do lugar comum com este produto. As teclas ficaram maiores porque o espaço entre elas reduziu, e isso pode ser decisivo para convencer os mais produtivos em digitar longos textos por horas.

O trackpad tradicional foi substituído por um painel touch de cristal com resposta ao toque, deixando uma superfície uniforme para reforçar a elegância da nova proposta. Aqui, o Dell XPS 13 Plus tenta ser singular e consegue: pelo menos neste momento, pouquíssimos notebooks se parecem com ele.

O modelo conta também com diferentes versões de tela para diferentes necessidades e gostos. Você pode optar por telas com resoluções 4K ou 3.5K, com tecnologia OLED touch. A qualidade de imagem dessa tela deve ser simplesmente espetacular.

Mas um dos grandes trunfos a favor do processo de redesign do Dell XPS 13 Plus foi na sua capacidade em dar um passo adiante nas questões de portabilidade e refrigeração dos componentes internos.

A Dell ainda consegue entregar um notebook muito leve para as jornadas diárias, já que o Dell XPS 13 Plus pesa apenas 1.24 kg. De quebra, também conseguiu melhorar o seu sistema de refrigeração interna, algo que era necessário com a chegada dos processadores Intel Core de 12ª geração.

E mesmo sendo extremamente fino, este notebook ainda consegue esconder quatro alto-falantes estéreo com certificação Waves MaxxAudio, além de um conector para fones de ouvido de 3.5 mm, que não pode ficar de fora para aqueles que querem se concentrar ouvindo uma música enquanto produzem um texto e bebem um café no Starbucks.

 

 

 

Intel Core de 12ª geração e até 32 GB de RAM

O Dell XPS 13 Plus pode receber os processadores Intel Core de 12ª geração (até Core i7), trabalhando com gráficos integrados Intel Iris Xe, até 32 GB de RAM LPDDR5 a 5.200 MHz e até 2 TB de SSD NVME PCIe 4.

É um portátil com muitas variantes de configurações e que (assim acredito) deve permitir um upgrade mais flexível de hardware também. Se bem que (imagino) deve ser um tanto quanto complicado ficar abrindo e fechando um notebook tão fino.

A bateria desse portátil possui 55 Wh, e a tecnologia de recarga Express Charge 2.0 pode recarregar 80% da bateria em menos de uma hora.

Considerando todas as melhorias implementadas pela Dell no novo design do notebook e o TDP maior (28W) em relação ao modelo da geração anterior, dá para dizer que temos uma vitória neste aspecto. Penso no tempo a mais que vou ficar no Starbucks tomando café e fingindo que estou trabalhando em algo extremamente importante.

 

 

 

Dell XPS 13 Plus: quanto custa no Brasil?

Então… agora é que tudo começa a se complicar para o brasileiro médio…

O Dell XPS 13 Plus tem preço inicial sugerido no Brasil de R$ 10.599 na sua configuração mais básica, podendo ultrapassar a casa dos R$ 13 mil, dependendo do conjunto de hardware que você escolher.

A boa notícia é que a Dell permite que o consumidor escolha diferentes aspectos do hardware a ser inserido no computador, o que é praticamente uma customização do equipamento a ser adquirido.

O problema é que essa conta pode ficar muito mais alta que o desejado, o que torna o produto para poucos. Muito poucos mesmo.

Agora… o Dell XPS 13 Plus vale o quanto custa?

Se você levar em consideração que o Dell XPS 13 (2021) chegou ao mercado no ano passado com preços similares a este e que o Dell XPS 13 Plus conta com um novo design e melhorias significativas de hardware, podemos dizer que este novo modelo está chegando ao mercado pelo menos com uma melhor relação custo-benefício.

Porém, definir se vale a pena comprar um notebook tão caro como esse, só depende de cada consumidor.

Eu mesmo entendo que o Dell XPS 13 Plus é excelente em vários aspectos, apesar de ficar um pouco desconfiado com a autonomia de bateria do produto (55 Wh combinando com uma resolução de tela 4K pode entregar um tempo de uso menor que o desejado).

Por outro lado, ele ainda é um notebook premium e pensado nos usuários que querem algo exclusivo, ultrafino e focado na portabilidade. Ainda não é o ultraportátil mais potente do mercado, apesar de funcionar de forma impecável com as principais tarefas de produtividade.

Se eu queria um Dell XPS 13 Plus para chamar de meu? Sem sombra de dúvidas que sim.

Só não sei se pagaria o valor que é cobrado por ele para receber tudo o que ele tem a oferecer, mesmo que eu tivesse o orçamento para isso.

De qualquer forma, ele existe. E eu gostei dele. Mas ele tem tudo para ser mais um amor impossível na minha vida.

 

 

 

Dell XPS 13 Plus: Especificações Técnicas

  • 12ª geração de Intel® Core™ i7-1260P (12-core, cache de 18MB, até 4.7GHz Turbo)
  • Windows 11 Home Single Language, Português
  • Intel Iris Xe Graphics
  • Tela com opções FHD+ non-touch e UHD+QHD touch de 13.4″, 60Hz, 500nit, HDR Dolby Vision
  • Memória com opções de 16GB ou 32GB LPDDR5, 5200MHz;
  • SSD de 1TB PCIe Gen4 x4 NVMe M.2
  • Teclado em português
  • Portas: Thunderbolt™ 4 (USB Type-C™ com DisplayPort e Power Delivery) x2, Adaptador USB-C to USB-A 3.0 (incluído na caixa), Adaptador USB-C to 3.5mm headset adapter (incluído na caixa)
  • Dimensões: Altura: 15,28 mm, Largura: 295,3 mm, Profundidade: 199,04 mm
    Peso: a partir de 1,23 kg
  • Câmera HD RGB 720p 30fps com câmera IR para identificação facial
    Microfones de array dupla
  • Alto-falantes estéreo, 2W x 2 = 4 W no total

Compartilhe