TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Gadget do dia | ASUS Zenbook 17 Fold OLED | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notebooks, Ultrabooks e Conversíveis | Gadget do dia | ASUS Zenbook 17 Fold OLED

Gadget do dia | ASUS Zenbook 17 Fold OLED

Compartilhe

O ASUS Zenbook 17 Fold OLED é o primeiro notebook com tela dobrável da marca, que surpreende por reforçar o seu principal predicado: a versatilidade.

Tal e como acontece com os smartphones dobráveis que estão se tornando tendência no mercado de telefonia móvel, estamos diante de um produto que pode ser chamado de “prodígio tecnológico”, em uma proposta de design que outras marcas tentaram no passado, mas que a ASUS promete levar para um outro nível de refinamento e funcionalidade.

Neste artigo, vamos conhecer os principais detalhes do ASUS Zenbook 17 Fold OLED, e tentar descobrir se ele pode ser o rei desse segmento de notebooks dobráveis.

 

Um novo patamar de design e construção

O ASUS Zenbook 17 Fold OLED quer fazer aquilo que o Lenovo ThinkPad X1 Fold não conseguiu no ano passado: surpreender em todos os aspectos.

Seu design consegue atrair olhares nos aspectos externos e, obviamente, nos internos também. O modelo conta com uma traseira composta por liga de magnésio e alumínio na parte traseira, espessura de apenas 12,9 mm e, quando dobrado, oferece as típicas dimensões de um notebook compacto, com uma espessura relativamente reduzida, levando em consideração o tipo de produto que estamos lidando (de 17,4 mm da parte mais fina para 34,4 mm na tampa).

Seu peso é de 1,8 kg com o teclado (sem o acessório, ele pesa 1,5 kg), com uma tela de 17,3 polegadas quando desdobrado. O dispositivo conta com certificação de resistência militar MIL-STD 810H, garantindo assim o seu bom funcionamento em temperaturas extremas, suportando quedas de pequenas alturas e aguentando a umidade, entre outras situações.

Ele foi feito para ser resistente e versátil, apesar do seu design inovador em um primeiro projeto. Dá para imaginar como a ASUS pode melhorar ainda mais esse formato de produto, mas podemos dizer que, para uma primeira iniciativa comercial de notebook dobrável, o ASUS Zenbook 17 Fold OLED manda muito bem no seu design.

 

Uma incrível tela dobrável e sensível ao toque

A tela dobrável de 17,3 polegadas do ASUS Zenbook 17 Fold OLED é a grande protagonista do produto, em todos os aspectos.

Seu formato de 4:3 pode ser o menos convidativo para quem quer consumir conteúdos como filmes e séries. Por outro lado, sua versatilidade compensa eventuais limitações: com a diagonal dobrada, contamos com duas telas de 12,5 polegadas no formato 3:2, o que aproxima o dispositivo de um notebook tradicional.

O formato exigiu alguns sacrifícios, como a elevada espessura de 34,4 milímetros, o que (mais uma vez) não deve ser um problema considerando a proposta de produto e o resultado final de design do ASUS Zenbook 17 Fold OLED.

No final das contas, o dispositivo pode oferecer ao usuário uma tela simplesmente fantástica para os usuários mais criativos. Com essa diagonal de 17,3 polegadas, temos um tablet digital pensado nos designers e desenhistas, mas também uma tela excelente para apresentar ideias em todos os tipos de reuniões.

E, antes que você pergunte… a dobradiça da tela possui garantia para até 30.000 operações ou movimentos de dobra, de acordo com os engenheiros da ASUS. Ou seja, muito provavelmente não teremos problemas neste aspecto.

Sobre a integridade da tela em si, só o tempo vai dizer. Afinal de contas, experiências anteriores de smartphones dobráveis mostraram que a tela pode apresentar as famigeradas “rugas” no ponto de dobra, e isso pode prejudicar de forma definitiva a experiência de uso com o produto.

O ASUS ErgoSense Bluetooth é um teclado que se conecta e “gruda” na tela quando utilizamos o produto como um laptop. É possível combinar o seu funcionamento com outros dispositivos sem fio, e o acessório possui teclas de tamanho completo, com key travel ou deslocamento de acionamento de 1.4 mm.

Esse teclado pode ser usado separadamente, deixando o ASUS Zenbook 17 Fold OLED como uma espécie de “All-in-One”, com a tela de 17.3 polegadas em formato 4:3 estirada ou completamente aberta.

 

Sem mudanças no seu interior

A tela OLED é outra grande protagonista do ASUS Zenbook 17 Fold OLED.

Essa tela entrega cores mais vivas, certificação Display HDR 500 e 100% da gama de cores DCI-P3, além de um contraste de 1.000.000:1 e tempo de resposta de apenas 0,2 milissegundos.

O ASUS Zenbook 17 Fold OLED conta com um processador Intel Core i7-1250U, trabalhando com uma GPU Intel Iris Xe integrada, 16 GB de RAM e 1 TB de SSD. Na conectividade, ele possui suporte ao WiFi 6E e Bluetooth 5.1, além de receber duas portas USB-C com interface Thunderbolt 4 e conector para fones de ouvido.

Sua bateria de 75 Wh promete uma autonomia de até 9,5 horas de reprodução de vídeos, e a recarga acontece através de um adaptador de 65W. Sua webcam de 5 MP conta com um sistema de inteligência artificial que melhora a qualidade das imagens durante as chamadas de vídeo, e conta com um sensor de infravermelho com reconhecimento facial como método de biometria.

O áudio do ASUS Zenbook 17 Fold OLED conta com alto-falantes quádruplo com suporte ao Dolby Atmos em parceria com a Harman Kardon. E o microfone quádruplo com cancelamento de rúido melhora o áudio em conferências de vídeo.

 

ASUS Zenbook 17 Fold OLED: quanto custa?

Antes de comentar o preço do ASUS Zenbook 17 Fold OLED, é sempre importante lembrar ao amigo leitor que estamos diante de um produto cuja tecnologia é considerada nova, em um formato que está estreando na ASUS.

Logo, pense logo de cara que este não é um produto para todos. É para poucos. Seus propósitos estão muito bem definidos, e o seu público-alvo é bem direcionado. Os criadores de conteúdo e produtivos certamente vão se beneficiar da mobilidade e portabilidade que o dispositivo oferece.

Ou seja, não espere um produto com preço barato ou acessível logo de cara. E nem poderia ser diferente, diante de todos os aspectos que foram apresentados neste artigo.

Dito tudo isso, o ASUS Zenbook 17 Fold OLED tem preço inicial sugerido de nada menos que US$ 3.499. Obviamente, não há previsão de lançamento para o Brasil ou preços definidos do produto para o nosso mercado.

Sim, eu sei. Doeu no bolso e espantou muita gente que chegou até aqui no artigo. Mas certamente é um produto que tem todo o potencial para iniciar uma revolução no segmento de computadores portáteis. Quem sabe ele não dá certo o suficiente para se transformar em uma referência dentro dessa proposta, tal e como o Samsung Galaxy Z Fold se tornou.

Se a ASUS conseguir fazer mais barulho que a Lenovo com este notebook com tela dobrável, já será uma vitória.


Compartilhe