Funções do Windows 10 pouco utilizadas que vão facilitar a sua vida | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

Funções do Windows 10 pouco utilizadas que vão facilitar a sua vida

Compartilhe

O Windows tem recursos e funções bem úteis que passam batido por usuários novatos e veteranos. O sistema operacional da Microsoft sempre entrega novas coisas para se descobrir, mas acabamos não usando algumas delas pelos mais diferentes motivos. E nesse post, vamos mostrar alguns desses truques que podem ter escapado ao seu olhar.

Passamos muito tempo na frente do computador, de modo que precisamos conhecer o que é possível para extrair o máximo do equipamento. Tal conhecimento pode entregar maior agilidade par ao trabalho do dia a dia. Vamos conhecer algumas dessas funcionalidades desconhecidas.

 

 

 

Desktops virtuais

 

Essa é a melhor forma para separar a vida pessoal da profissional no Windows 10. Com o comando Windows + Tab, você pode ver todos os desktops que estão abertos no computador, e as ferramentas disponíveis em cada um deles.

Na barra interior, há um acesso rápido para essa função, que permite mudar de aplicativo ou janela de um desktop para outro e ver o histórico de ferramentas utilizadas em cada área de trabalho. Dessa forma, suas atividades no computador ficam separadas e organizadas.

 

 

 

Aero Shake

 

Um recurso muito útil para limpar a área de trabalho, já que com um único gesto você pode centrar a sua atenção em uma única janela, minimizando as demais.

Clique na barra superior da janela que você quer manter ativa. Faça um pequeno gesto para baixo, deslocando rapidamente a janela e, depois, “sacuda” a janela rapidamente. Em poucos segundos, as demais janelas abertas serão minimizadas (e não fechadas). Você pode recuperar as janelas minimizadas com o comando Alt + Tab.

 

 

 

Luz noturna

 

Recurso que reduz a intensidade do brilho da tela ou suaviza a luz azul para proteger os olhos e facilitar o descanso noturno. No Windows 10, você pode programar uma luz mais leve na tela em Configurações > Sistema > Tela. Os tons e nível de brilho podem atrapalhar na hora de ver filmes, de modo que é melhor desligar as telas horas antes de ir dormir para descansar a vista.

 

 

 

Área de transferência

 

O Windows 10 conta com um recurso que permite ver os últimos elementos copiados e colados na área de transferência, dentro da ordem que nos interessa. O Administrador da Área de Transferência pode ser ativada com o comando Windows + V, onde uma pequena janela vai mostrar todos os elementos copiados e colados e, a partir daí, utilizar tais elementos nos demais programas em execução no Windows.

 

 

 

Gravar a tela do computador

 

É possível gravar a tela do Windows 10 sem precisar de um programa adicional. A Barra de Jogos oferece essa opção ao pressionar as teclas Windows + G do teclado. Executando essas teclas, vai abrir uma série de janelas pensadas na melhor experiência de jogos no computador, mas o item que nos interessa aqui é o controle de gravação e captura de tela, onde podemos indicar inclusive que o microfone do computador fique ativo.

O recurso pode ser muito útil quando queremos gravar uma reunião durante uma chamada de vídeo ou para gravar um vídeo tutorial para explicar como se usa uma ferramenta dentro do Windows 10.


Compartilhe