Você está em | Home | Gadgets e Acessórios | Friend tem IA, e quer ser o seu melhor amigo

Friend tem IA, e quer ser o seu melhor amigo

Compartilhe

O Avi Schiffmann é um jovem prodígio que ganhou notoriedade em 2020 ao criar um site que monitorava casos de COVID-19 em todo o mundo.

Este projeto rendeu-lhe um prêmio Webby com apenas 17 anos, como um reconhecimento à sua contribuição durante a maior crise sanitária global.

Em 2022, Schiffmann lançou um projeto similar para ajudar refugiados ucranianos a encontrar abrigo, mostrando que seu compromisso com causas humanitárias é contínuo.

E mais uma vez ele usa a tecnologia para o bem-estar social, através de um dispositivo que quer ser o seu amigo virtual com boas doses de Inteligência Artificial: o Friend.

 

Como o Friend nasceu (e como ele funciona)

Após abandonar a universidade de Harvard, Schiffmann embarcou em um novo projeto chamado Friend, um dispositivo wearable com inteligência artificial em suas entranhas.

O Friend foi desenvolvido para ser um “amigo” pessoal, capaz de interagir e responder aos usuários em tempo real. Ou seja, mais um gadget para você levar o tempo todo com você para um objetivo específico, e que tenta dispensar o uso do smartphone para a interação com chatbot.

Schiffmann investiu 1,8 milhões de dólares para adquirir o domínio Friend.com, o que deixa evidente sua confiança e ambição no potencial deste dispositivo.

Na prática, o Friend é um colar inteligente que possui vários microfones e uma bateria interna. Ele funciona exclusivamente com iPhones e custa 99 dólares.

Até o momento, não há uma assinatura associada ao uso do dispositivo, o que é uma ótima notícia, além de um grande diferencial em relação a outros dispositivos que tentaram a mesma coisa antes (e fracassaram miseravelmente).

O dispositivo utiliza o chatbot Claude 3.5 da Anthropic para interagir com os usuários, fornecendo respostas contextuais baseadas nas conversas.

E é aqui que se planta a possibilidade de uma possível assinatura para o uso pleno do dispositivo no futuro, por conta do uso intensivo dos recursos computacionais de terceiros.

 

Comparando com outros dispositivos

Como disse antes, outros dispositivos com características similares simplesmente fracassaram na tentativa.

E aqui, os dois exemplos mais emblemáticos são o Humane AI Pin e o Rabbit R1. Ambos não conseguiram atender às expectativas do mercado, falhando em suas promessas iniciais.

O Friend adota dota uma abordagem diferente, focando na interação contínua e amigável com o usuário, simplificando a usabilidade.

O vídeo promocional de Friend destaca a capacidade do dispositivo de entender e responder a diversas situações cotidianas, com a promessa de um nível de interação quase humano.

É claro que o Friend já levanta questionamentos sobre a substituição das interações humanas por IA, uma preocupação destacada pela forma como o dispositivo está sempre ouvindo e respondendo.

Schiffmann garante que o Friend não armazena gravações de áudio ou transcrições, e permite que os usuários modifiquem ou excluam memórias armazenadas.

 

Preço e disponibilidade

O Friend estará disponível no primeiro trimestre de 2025. Até lá, vamos aguardar para ver se o dispositivo cumprirá suas promessas e se estabelecerá como um produto de sucesso no mercado de wearables de IA.

Seu preço sugerido é de US$ 99. Bem mais caro que um Tamagotchi, mas muito mais barato que o AI Pin e o Rabbit R1.


Compartilhe