Compartilhe

Fortnite é o jogo do ano de 2018. Tá, eu sei que Red Dead Redemption 2 é incrível, mas o battle royale da Epic Games tomou o mercado de assalto, onde milhões de jogadores de diversas plataformas ao redor do mundo manifestaram a sua empatia imediata e frenesi absurdo pelo game. E toda essa histeria coletiva se transformou em dinheiro.

De forma bem rápida, Fortnite se tornou um dos jogos mais rentáveis da história dos videogames. O potencial do jogo é enorme, e a Epic Games sabe muito bem disso. Tanto, que redirecionou todos os seus recursos para trabalhar constantemente na melhoria da sua galinha dos ovos de ouro.

Os resultados desses esforços podem ser vistos claramente. São milhões de usuários ativos todos os dias, que são extremamente fiéis ao game. Além disso, os resultados dos lucros gerados por Fortnite são gritantes quando olhamos para tudo o que o jogo conquistou nos últimos 12 meses.

O mais surpreendente de tudo isso é que o jogo está disponível em várias plataformas, mas de forma gratuita. A Epic Games apostou em uma estratégia de expansão do mercado e rentabilidade do jogo que funcionou perfeitamente, oferecendo um game free-to-play de verdade com as compras in-app que são apenas estéticas.

O que acontece com muitos outros jogos com as mesmas características é que as compras in-game garantem vantagens em relação aos demais jogadores, com itens adicionais que melhoram o desempenho do usuário no jogo.

Isso não acontece com Fortnite. Todas as compras no jogo são apenas estéticas, como skins para armas e personagens e as populares (porém relativamente prejudiciais para a Epic Games por conta dos processos de reivindicação de direitos de autor) coreografias de celebração no game.

Mesmo assim, a Epic Games deve obter um lucro (atenção… eu estou falando de lucro, e não de receitas ou arrecadação) de mais de 2.5 bilhões de euros em 2018, apenas com o fenômeno Fortnite. São números surreais, e que só devem crescer ao longo de 2019.

Assim, até eu queira ser um executivo da Epic Games. Ou o cara que deu a ideia para o conceito de Fortnite. Essas pessoas estão ganhando caminhões lotados de dinheiro nesse momento.


Compartilhe