Wetten.com Brasil Apostas
Home » Games » Fortnite disponível na Google Play Store

Fortnite disponível na Google Play Store

Compartilhe

Talvez a quarentena e a enorme possibilidade em capitalizar com o isolamento social foram os principais argumentos que fizeram a Epic Games a mudar de ideia. Mais de 18 meses depois do seu lançamento para o sistema operacional Android, Fortnite finalmente chegou na Google Play Store (sob protestos da mesma Epic Games), o que facilita (e muito) o seu download e instalação.

Antes disso, a única forma para obter o jogo era através de links e downloads diretos fornecidos pela Epic Games, que muda de ideia depois de muitas críticas feitas ao formato estabelecido pelo Google para o uso de sua loja de aplicativos, com duras declarações e acusações:

“O Google coloca o software para download fora do Google Play em desvantagem, através de medidas técnicas e comerciais, como pop-ups de segurança repetitivos e aterrorizantes para softwares baixados e atualizados, acordos restritivos entre fabricantes e operadores, relações públicas do Google que caracterizam fontes de software de terceiros, como malware e novos esforços como o Google Play Protect para bloquear diretamente softwares obtidos fora da loja Google Play.”

 

 

Fortnite na Play Store, meio à contra-gosto

 

 

Porém, o principal motivo para a Epic Games reclamar tanto vem de não poder aproveitar a monetização deste aumento em potencial dos novos usuários. Ao lançar Fortnite na Google Play, mesmo sendo um jogo 100% gratuito, a desenvolvedora é obrigada a pagar para o Google até 30% de comissão de todas as compras realizadas dentro do aplicativo.

Os micro pagamentos dentro do jogo é a principal fonte de receita da empresa nos últimos anos, e mesmo com um potencial aumento de usuários por conta da nova via de acesso ao jogo, 30% de alguma coisa são 30%. E essa é uma porcentagem muito alta para um mundo onde 70% dos desenvolvedores de jogos precisam dessa receita para cobrir todos os custos de desenvolvimento, operação e apoio para os seus jogos.

 

 

Por outro lado, o Google se defende das acusações alegando uma natureza não lucrativa dos impostos, pois o valor cobrado tem como principal objetivo oferecer um serviço melhor para os próprios desenvolvedores:

 

“O Google Play tem um modelo de negócio e uma política de faturamento que nos permite investir em nossa plataforma e em ferramentas para ajudar os desenvolvedores a construir negócios de sucesso, mantendo os usuários seguros”.

 

Pois bem, é uma guerra de opiniões que não chegou a fim, e que deve continuar por um bom tempo. Não é só o Google o alvo da Epic Games por causa do modelo de cobrança de taxas pela comercialização dos jogos na sua loja virtual. O Steam, outra potência do setor, recebe as mesmas críticas por praticar algo semelhante. E não acho que esse cenário vai mudar tão cedo.

 

 

Enquanto isso, Fortnite já está disponível como um aplicativo para download via Play Store. A Epic Games transformou o aplicativo anterior, o Fortnite Launcher em um app geral da Epic Games, com a intenção de convertê-lo em uma versão móvel do mercado de jogos que oferece hoje no PC, além de uma nova fonte para declarações contra a loja do Google.

De qualquer forma… usuário Android, aproveite: Fortnite finalmente está na Google Play Store.

 

Download | Fortnite | Android | iOS

 

 

Via Polygon


Compartilhe