TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Fones de ouvido sem fio: moda passageira ou tendência de futuro? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Áudio e Vídeo | Fones de ouvido sem fio: moda passageira ou tendência de futuro?

Fones de ouvido sem fio: moda passageira ou tendência de futuro?

Compartilhe

O AirPods da Apple parece ter desatado uma ‘febre pelo sem fio’, chegando a se transformar no novo acessório para mostrar ao resto do mundo que você não quer ser incomodado com alguma conversa. Apesar das claras vantagens como se livrar dos irritantes cabos ou oferecer uma maior liberdade de movimento, realmente vale a pena a mudança e se livrar de um fone com fio?

Hoje, vários dispositivos contam com o Bluetooth, mas muita gente não sabe que originalmente o objetivo principal dessa tecnologia sempre foi conectar os equipamentos de som. Porém, este canal ganhou uma orientação maior para as chamadas de telefone, mas com o uso de larguras de banda muito curtas e excessiva compressão de áudio, o que se traduzia em comunicação de baixa qualidade.

Isso levanta uma grande dúvida: se existe ou não uma diferença perceptível na qualidade do som.

 

 

As respostas podem derrubar mitos históricos

 

 

Antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer que essa compressão, ainda que exista, não tem motivos para influenciar na qualidade final do áudio se você usa a tecnologia adequada. Os dois últimos padrões da plataforma Bluetooth trabalhando com codecs de compressão sem fio fazem com que fones de qualidade ofereçam um som fiel e que pouco tem a invejar os clássicos fones com cabo.

Além disso, é importante ter em consideração o uso que você vai fazer do dispositivo. De nada adianta gastar dinheiro em fones sem fio para reproduzir música em streaming ou videos no YouTube, onde o áudio está comprimido. Nesses dois casos, a diferença entre os dois sistemas é mínima para um usuário normal.

Hoje, quase qualquer dispositivo inclui o Bluetooth, de modo que fica fácil aproveitar dos fones sem fio. Ficaram para trás os clássicos problemas de emparelhamento ou desconexões aleatórias, e as últimas interações do padrão enterraram esses mitos, tornando esse tipo de fone perfeito para abandonar o cabo.

Da mesma forma, sempre vai existir uma diferença entre o uso dos fones de ouvido in-ear e over-ear, e seguindo o tipo de alto-falantes que estes integram. Dito isso, e como é lógico, podemos resumor assim que as perdas de qualidade serão menores quando os fones Bluetooth são de melhor qualidade.

Logo, para saber se realmente vale a pena ou não dar o passo para os fones sem fio, o fator mais determinante será você mesmo, e o valor que você dá para a comodidade diante do preço. Em termos de qualidade e deixando de lado os perfis muito exigentes com o som, nossa recomendação é que você teste o consumo dos conteúdos sem a necessidade de ter os cabos incomodando você.


Compartilhe