TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Fones de ouvido podem deixar você surdo quando utilizados da forma errada | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Áudio e Vídeo | Fones de ouvido podem deixar você surdo quando utilizados da forma errada

Fones de ouvido podem deixar você surdo quando utilizados da forma errada

Compartilhe

 

Mais um post que eu escrevo para mim mesmo, perfeitamente disfarçado de serviço de utilidade pública.

Nos últimos anos, aumentou consideravelmente o uso de fones de ouvido, seja para ouvir música, seja para ver filmes e séries na TV, seja para jogar videogames ou até mesmo para uma melhor comunicação com outras pessoas em diferentes cenários.

Porém, o hábito normalizado e aparentemente inofensivo está desenvolvendo em larga escala os problemas auditivos que são aparentemente impossíveis de se reverter. Pelo menos mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do planeta estão expostas à perda de audição por conta das práticas inadequadas na hora de usar os fones de ouvido.

Neste post, vamos alertar ao leitor sobre os riscos implícitos em usar os fones de ouvido da forma errada, para que você possa evitar que o pior aconteça com a sua audição.

 

 

 

Por que eu posso ficar surdo usando fones de ouvido?

Pode parecer uma pergunta estúpida com resposta meio óbvia, mas não é bem assim que a banda toca.

O uso inadequado e prolongado dos fones de ouvido pode resultar na deterioração das células encarregadas pela transmissão dos sinais sonoros ao cérebro. E esses danos podem resultar na perda de audição a longo prazo.

As perdas dessas células não podem ser recuperadas, e você vai passar a ouvir cada vez menos com o passar do tempo. Logo, o melhor é prevenir: tente não usar os fones de ouvido por mais de uma hora por dia, principalmente quando o volume supera a casa dos 60 dB.

O uso prolongado de fones de ouvido pode causar danos ao ser humano em duas frentes:

  • O trauma acústico produzido pelas ondas sonoras quando se chocam contra o tímpano, em uma estimulação excessiva do nervo auditivo;
  • O atrito causado pelos auriculares, a falta de transpiração no canal auditivo e a sujeira que acaba se acumulando no local.

E para aqueles que não estão muito preocupados com o tema, sempre existem alguns sintomas que podem indicar que a perda auditiva está acontecendo, em maior ou menor grau. E nunca é demais apresentar quais são esses sintomas, para que você possa ficar atento e, com alguma sorte, tomar alguma providência, antes que seja tarde demais.

 

 

 

Os sinais que a sua audição está indo embora por causa dos fones de ouvido

Os sintomas mais comuns que apontam para uma perda de audição progressiva vão desde os zumbidos que as pessoas escutam de tempos em tempos até pequenos apitos mais agudos. Tais sinais perduram por algum tempo, inclusive depois que você parou de usar os fones após uma longa jornada de audição musical ou de entretenimento.

Por isso, diante de qualquer um desses sintomas, o mais importante é recorrer a um especialista para realizar uma revisão sobre a condição da sua audição e, se necessário, realizar exames mais aprofundados.

Os usuários mais preocupados com a situação de sua audição no futuro ainda podem tomar uma providência para evitar danos futuros. Mas é preciso começar a adotar práticas preventivas em relação à sua saúde auditiva a partir de agora.

Ou seja, passe a prestar mais atenção para os limites aconselhados pelo fabricante dos acessórios auditivos para a reprodução sonora, realize pausas de descanso para os seus ouvidos e não use fones de ouvido de outras pessoas sem uma adequada higienização prévia do produto.

E, o mais importante: tente usar o senso comum no volume de reprodução da música que você tanto gosta.

Sua audição vai agradecer no futuro.


Compartilhe