Fone de ouvido USB ou de 3.5 mm: qual é o melhor? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Fone de ouvido USB ou de 3.5 mm: qual é o melhor? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Áudio e Vídeo | Fone de ouvido USB ou de 3.5 mm: qual é o melhor?

Fone de ouvido USB ou de 3.5 mm: qual é o melhor?

Compartilhe

É uma dúvida polêmica ou recorrente. O que é melhor: um fone de ouvido com conector de 3.5 mm ou um fone USB? Nenhuma das opções é claramente melhor que a outra, e tudo depende de vários fatores. Nesse post, explicamos as diferenças entre os dois, assim como suas vantagens e desvantagens.

 

 

Fones de ouvido USB

 

 

Se tornaram muito populares nos últimos anos, especialmente por causa do setor gaming. Como o nome diz, se conectam ao computador através de uma interface digital, nesse caso, a porta USB. Porém, os alto-falantes dos fones precisam de um sinal analógico para funcionar, através de uma interface DAC (Digital-to-Analog Conversion), um pequeno dispositivo conversor de sinais.

Vantagens: não sofrem de ruído elétrico, dispensa o uso de uma placa de som no PC (se bem que todo PC atual vem com placa de som integrada), conta com software de gerenciamento que entrega efeitos de som como equalizador, surround 7.1 virutal e outros.

Desvantagens: o DAC em muitos caso é de má qualidade, para reduzir os custos de fabricação. Como são mais focados para o universo gaming, acabam priorizando a estética e deixando de lado a qualidade final de áudio. Quem tem placa de som de alta qualidade não pode usufruir de todos os seus benefícios.

 

 

Fones de ouvido de 3.5 mm

 

 

São fones que se conectam de forma analógica ao nosso PC, recebendo o sinal que é processado de forma direta, através da placa de som do computador.

Vantagens: podem ser utilizados em qualquer equipamento com o mesmo conector de 3.5 mm. Contam com menos componentes, o que resulta em um investimento de construção de maior qualidade por componente. Usam a placa de som do PC, explorando o desempenho máximo de uma placa de alta qualidade.

Desvantagens: são sensíveis ao ruído elétrico, algo que pode acontecer em placas de som de baixa qualidade. Necessitam de placa de som no PC para funcionar, e se essa placa queima, você precisa comprar outra. Os efeitos de som podem ficar terríveis, dependendo da qualidade da placa de som que você tem.

 

 

Conclusão

 

Os dois tipos de fones de ouvido contam com pontos fortes e débeis. Na hora de escolher, você precisa ter em conta esses pontos, para escolher o melhor modelo que se adapta às suas necessidades. No final das contas, a melhor escolha é a sua escolha.


Compartilhe