Wetten.com Brasil Apostas
Home » Software » Find My Network, uma mão na roda para encontrar dispositivos Apple perdidos

Find My Network, uma mão na roda para encontrar dispositivos Apple perdidos

Compartilhe

O Find My Network é um acerto da Apple. Por enquanto, ainda é apenas uma proposta que tem muito a evoluir, mas que pode acabar com o desgosto de perder um dispositivo informático. O recurso quase passou desapercebido no keynote inaugural da WWDC, mas vamos falar um pouco mais sobre ele nesse post.

O nome é bem familiar para os usuários da Apple, já que está diretamente relacionado com o Find My, serviço dentro do iCloud que permite localizar um dispositivo perdido, sempre e quando o mesmo esteja ligado e conte com alguma conectividade com a internet, baseado na sua localização exata do mesmo.

O Find My Network dá um passo além nesse recurso, pois se vale de todos os dispositivos da Apple na região para transformá-los em potenciais detectores de dispositivos perdidos, criando assim uma rede com centenas de iPhones e iPads que podem ficar em um modo de escuta passiva, esperando encontrar algum sinal que, mediante via Bluetooth de baixo consumo (BTLE), envia um sinal de ajuda para os demais, informando que o mesmo se encontra perdido nesse mundo.

 

 

 

Como vai funcionar o Find My Network?

 

A base de funcionamento do Find My Network é bem simples: o usuário do dispositivo perdido terá que configurá-lo previamente (antes da perda, obviamente) para que a função esteja ativa, além de precisar inserir um número de contato e escolher uma mensagem dentro de uma lista pré-definida. Assim, se o dispositivo for perdido e encontrado pelo dispositivo de outro usuário, esse dispositivo localizador vai ver a informação de contato para localizar o proprietário e ajudá-lo na recuperação do gadget.

Por outro lado, se você é o usuário que encontram um dispositivo perdido e possui o Find My Network ativo, o seu dispositivo vai emitir um som característico, alertando sobre a situação de perda/localização de um dispositivo alheio, levando você ao gadget perdido, além de indicar como você pode entrar em contato com o seu proprietário para realizar a devolução do mesmo.

A Apple está trabalhando no recurso, e a primeira documentação técnica sobre o Find My Network estará disponível aos profissionais e programadores no final de 2020. Ou seja, não é uma função que veremos no iOS 14 ou macOS 16 Big Sur, mas se o seu desenvolvimento acontecer em alta velocidade, certamente vamos ter informações sobre a sua chegada ao mercado na WWDC 2021.

Um detalhe muito importante é que o Find My Network estará disponível para iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e, em um segundo momento, acessórios de outros fabricantes. Isso mesmo: a ideia da Apple é oferecer aos fabricantes de acessórios para os seus dispositivos a possibilidade que esses gadgets também possam ser localizados em caso de perda através do mesmo sistema. Algo surpreendente, levando em consideração que estamos falando da Apple e de todas as suas restrições.

Outras plataformas contam com as suas mecânicas para localizar dispositivos perdidos, mas a Apple flerta com uma solução que dispensa o uso da conectividade de rede como elemento indispensável para realizar essa tarefa. Isso pode ser mais do que interessante para aqueles casos onde a internet não está disponível.

Se a tecnologia da Apple funcionar conforme planejado, os usuários dos seus dispositivos vão receber um valor agregado muito interessante.

 

 

Via Apple


Compartilhe