TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Fim dos backups ilimitados do WhatsApp no Google: o que fazer a partir de agora? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Fim dos backups ilimitados do WhatsApp no Google: o que fazer a partir de agora?

Fim dos backups ilimitados do WhatsApp no Google: o que fazer a partir de agora?

Compartilhe

A festa está chegando ao fim.

De acordo com o site WABetaInfo, o WhatsApp está se preparando para acabar com o armazenamento ilimitado das cópias de segurança no Google Drive. Um movimento que era mais que esperado, considerando o fato que a gigante de Mountain View acabou com o backup ilimitado de fotos no Google Fotos.

Logo, se o Google acabou com a festa dentro de seus próprios domínios, que dirá para empresas terceiras. Principalmente quando essa empresa é do Facebook, que pode pagar por servidores robustos.

Neste post, vamos tentar prever os impactos que o fim do armazenamento ilimitado de backups do WhatsApp pode causar na vida dos usuários.

 

 

 

O fim do armazenamento ilimitado se aproxima

Quem tem uma conta muito antiga do WhatsApp certamente tem um backup enorme de dados armazenados, principalmente quando o usuário em questão decide enviar as fotos e vídeos que recebe das conversas e grupos ativos na plataforma.

E isso entra em contraste direto com o fato do Google Drive oferecer apenas 15 GB de armazenamento gratuito de dados. Logo, é fácil de compreender a decisão pelo fim do armazenamento ilimitado do backup no WhatsApp, seguindo o mesmo caminho adotado no Google Fotos.

O acordo entre Google e Facebook já durava quatro anos, e a mudança de diretriz por parte da gigante de Mountain View pode ter impactos imediatos no WhatsApp em breve. Nesse momento, esse backup do aplicativo de mensagens instantâneas é armazenado no smartphone e no Google Drive, mas as novas linhas de código presentes no aplicativo de mensagens instantâneas indicam que teremos no futuro um limite para o tamanho dessas cópias de segurança.

Esse limite não é revelado pelas linhas de código do WhatsApp, mas rumores recentes apontam para um volume de até 2 GB de dados. O usuário será avisado quando o volume total de dados de backup for superado.

Não sabemos quando o limite de backups entra em vigor no WhatsApp, e o código de programação detectado informa que o usuário terá a opção de escolher o que deseja incluir ou não na cópia de segurança do aplicativo de mensagens. Desse modo, é possível deixar de fora do backup elementos como documentos, áudios, vídeos e imagens, que naturalmente ocupam um maior volume de armazenamento.

 

 

 

E agora, o que eu faço?

Se você está lendo este post no presente, o que resta é esperar para que a mudança se torne oficial e, principalmente, se o WhatsApp vai informar qual é o novo limite de upload gratuito de backup no Google Drive.

Você também pode começar a se preparar para as mudanças. É possível modificar desde já os ajustes de backup no WhatsApp, deixando de lado fotos e vídeos da cópia de segurança. Normalmente já fazemos isso justamente para deixar o backup menor e facilitar o envio do mesmo para os servidores na nuvem.

E outra alternativa um tanto quanto desagradável para quem gosta de receber coisas de graça é assinar o Google One e garantir um armazenamento de dados na nuvem com até 2 TB. No final das contas, quem recebe ou envia muitos conteúdos pelo WhatsApp (e utiliza essa e outras plataformas de forma mais profissional) fatalmente vai escolher essa alternativa.


Compartilhe