Você está em | Home | Notícias | Fim do suporte ao Windows 10 também afeta o Microsoft 365

Fim do suporte ao Windows 10 também afeta o Microsoft 365

Compartilhe

A Microsoft está intensificando seus esforços para facilitar a migração do Windows 10 para o Windows 11, na tentativa de expandir a participação de mercado da nova versão do seu sistema operacional, ao mesmo tempo em que testemunha a versão antiga chegar ao fim do seu suporte oficial.

Atualizações recentes nos guias de instalação visam simplificar o processo para usuários menos experientes em tecnologia na hora de passar de uma versão para outra, que permanece de graça por mais algum tempo.

A iniciativa está alinhada com a proximidade do fim do suporte ao Windows 10, programado para 14 de outubro de 2025, e busca garantir que mais dispositivos estejam preparados para o novo sistema.

E o novo “incentivo” da Microsoft para que aqueles que ainda estão no Windows 10 finalmente passem para o Windows 11 é a decisão de encerrar o suporte do Microsoft 365 com a versão anterior do sistema operacional.

 

Fim do suporte ao Microsoft 365 no Windows 10

O suporte ao Microsoft 365 Apps será descontinuado em dispositivos com Windows 10 na mesma data de encerramento do suporte ao sistema operacional.

Isso significa que os usuários do Windows 10 perderão acesso a atualizações de recursos e segurança essenciais do pacote de produtividade a partir de 14 de outubro de 2025.

A Microsoft recomenda a migração para o Windows 11 para evitar interrupções na experiência e manter a compatibilidade com as versões mais recentes do Office.

A postura da Microsoft em encerrar o suporte de software que ainda está ativo e funcional não é uma novidade.

Sistemas operacionais mais antigos como Windows 7, 8 e 8.1 já perderam esse suporte antes, incluindo as atualizações do Microsoft 365.

A empresa reforça que a continuidade do suporte depende de dispositivos rodando versões atuais e compatíveis do Windows, o que (segundo a própria Microsoft) assegura melhor desempenho e confiabilidade.

 

Impactos para os assinantes do Microsoft 365

Na prática, o Microsoft 365 só será compatível com o Windows 11 como versão exclusiva, e aparentemente não há muito o que pode ser feito neste aspecto.

Os usuários do Microsoft 365 vão enfrentar possíveis problemas de desempenho e segurança ao permanecerem em sistemas operacionais sem suporte.

A Microsoft enfatiza a importância de migrar o computador para sistemas compatíveis para que o usuário continue a receber atualizações regulares, neste caso, tanto do sistema operacional quanto do pacote de escritório.

Além disso, a empresa destaca que após a atualização para um sistema suportado, como o Windows 11, o acesso a todos os recursos do Office será retomado normalmente.

Como parte de sua estratégia, a Microsoft planeja automatizar a instalação de aplicativos essenciais, como o novo Outlook para Windows, durante suas próximas atualizações do 365.

Isso não apenas prepara os dispositivos para o futuro, mas também reduz a complexidade para os usuários, incentivando a adesão à nova versão do sistema operacional.

Ou pode aumentar a quantidade de crapwares instalados no computador. Tudo é uma questão de ponto de vista.

A empresa reforça (até de forma insistente e irritante) a importância de migrar para o Windows 11 antes do prazo final de suporte ao Windows 10.

Essa recomendação é especialmente relevante para usuários corporativos e assinantes do Microsoft 365, que dependem de segurança e estabilidade para manter a produtividade.

E para quem não está preparado para a migração, comece a criar coragem para colocar a mão no bolso. Quem depende dos softwares da Microsoft para trabalhar muito provavelmente terá que recorrer a um novo computador para aderir aos novos tempos do Windows.

 

Via The Verge, Neowin


Compartilhe