Conseguir 100% de frontal com tela é o grande desafio para a maioria dos fabricantes de smartphones. Quem sabe eles conseguem isso no futuro, e uma inimiga mortal que traz dores de cabeça desde já é identificado: a câmera frontal.

Por enquanto, o notch parece ser a solução mais efetiva na hora de reduzir as bordas dos smartphones. É a melhor solução inclusive pelo fato de poder ser ocultado via software.

Mesmo assim, Huawei, Apple e Samsung já trabalham na eliminação do notch, e uma solução parece ganhar popularidade entre os fabricantes.

Várias patentes e informações mostram que os grandes fabricantes procuram smartphones com apenas um furo na tela, onde fica a câmera frontal. Assim, é possível obter smartphones compactos, mesmo sem contar com câmeras removíveis (e menos solidas) como é o caso do Vivo NEX.

 

 

A Huawei deve apresentar no final de 2018 um smartphone com uma tela de 6.39 polegadas (LCD), com o sensor frontal logo abaixo do buraco na tela. Mas diferente do notch, a pequena agulha estaria rodeada de tela, bem menos chamativa que o notch. O cristal ficaria acima da câmera.

 

 

Já a Apple estaria buscando formas de, primeiro, reduzir ainda mais as dimensões do notch, para depois removê-lo. A monocelha virou um sinal de identidade, e não dá a impressão que o mercado vai se livrar dele, mas saiba que a Apple também pateteou o sistema onde teria vários orifícios onde a luz passaria por aí.

 

 

O Essential Phone foi o primeiro a contar o notch, e um dos poucos a apostar no formato em forma de agulha. Também trabalha na próxima geração, e explora várias opções.

 

 

A Samsung promete várias surpresas para 2019, ano em que a linha Galaxy completa 10 anos. Não sabemos até que ponto as patentes poderiam se aplicar a esse dispositivo, já que os projetos são feitos com vários anos de antecedência. Mas a Samsung também trabalha em uma patente com câmera frontal integrada na tela, abaixo do buraco no canto superior direito.

É uma questão de tempo para uma nova revolução de design acontecer nos smartphones.