Fim da remoção dos downloads de forma acidental no Windows 10

Compartilhe

A Limpeza de Disco no Windows está disponível no sistema operacional da Microsoft há muito tempo, e com a chegada do Windows 10 April 2018 Update recebeu melhorias e uma nova interface. E, de brinde, recebeu uma opção para limpar a pasta de Downloads durante a sua execução.

E isso resultou em problemas para vários usuários mais desavisados, provocando a perda acidental de arquivos. A Microsoft entendeu o recado, e acabou com esse problema com a chegada do Windows 10 May 2020 Update.

 

 

 

Fim da remoção acidental de arquivos

 

 

A ferramenta de Limpeza de Disco do Windows 10 não serve apenas para liberar espaço de armazenamento de forma rápida, mas também permite fazer isso de forma automática graças a um sensor de armazenamento que detecta quando o dispositivo tem pouco espaço de armazenamento em disco, apagando arquivos desnecessários.

O utilitário tem duas interfaces, como vários apps herdados das versões anteriores do Windows. O aplicativo que aparece nas Configurações modernas no Windows, e o aplicativo que aparece no Painel de Controle. É esse segundo que permite a busca direta do recurso, abrindo o menu Iniciar e procurando pela ferramenta.

Quando executamos a versão clássica e mais conhecida pelos usuários veteranos, podemos marcar uma série de casas para apagar arquivos que são considerados desnecessários, como a lixeira do Windows, arquivos temporários de internet, miniaturas, instalações anteriores do Windows, etc.

Se você estava acostumado a usar esta ferramenta antes do Windows 10, antes mesmo da versão April 2018 Update, com certeza você marcava todas as opções e, ao clicar em limpar, não tinha preocupações com os arquivos que seriam eliminados do computador. Ao menos até que a pasta Downloads, que entrou nessa lista, estivesse marcada por acidente, apagando tudo o que tem dentro dessa pasta sem querer.

Pois bem, com o Windows 10 May 2020 Update, essa pasta não aparece mais, de modo que voltamos ao tempo em que podemos marcar todas as casas e não olhar mais nas opções para apagar tudo. Agora, a versão moderna da ferramenta de remoção de arquivos desnecessários do computador com o sensor de armazenamento apaga apenas aquilo que não presta…

…desde que você siga os passos abaixo:

Em Configurações, selecione Sistema, e em Armazenamento, você encontra as opções do sensor e as pastas que você pode apagar. O sensor de armazenamento ainda inclui a pasta Downloads entre as suas opções para liberar espaço. Nesse caso, a casa que marca essa opção vem apenas com uma advertência que não se destaca muito entre todos esses blocos de texto, mas não vem marcada como padrão.


Compartilhe