Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Telefonia | Ficou impossível comprar um smartphone compacto!

Ficou impossível comprar um smartphone compacto!

Compartilhe

Eu disse. Eu avisei. Os smartphones compactos morreram, e a “culpa” é sua.

Tá bom… nossa.

Todo o mercado de smartphones abraçou a tendência de dispositivos maiores, em função do comportamento do consumidor, que optou por telas maiores para navegar na internet ou usar diversos aplicativos.

Agora, encontrar smartphones compactos que sejam tão potentes quanto os maiores se tornou uma missão hercúlia para os poucos que ainda estão tentando comprar um dispositivo que seja mais compacto nas mãos.

E vão ficar tentando, pois o mercado segue promovendo a obsolescência dos celulares compactos.

 

Não acha em lugar nenhum

Smartphones com telas grandes são mais populares, mas a turma dos compactos continua a ser fiel ao formato, e procuram por alternativas neste momento.

Afinal de contas, os smartphones envelhecem e, para muitos, comprar outro telefone com dimensões reduzidas é a melhor alternativa.

São usuários que priorizam a portabilidade e a facilidade de uso em tarefas cotidianas, como nos momentos para registrar fotos e vídeos ou chamadas telefônicas por voz.

Existem aqueles que desenvolveram habilidades para enviar mensagens com apenas uma das mãos dentro do metrô lotado, mas sei que esse é um público ainda mais nichado.

O grande problema neste momento é: comprar um smartphone pequeno, potente e acessível é algo praticamente impossível.

A grande maioria dos smartphones compactos disponível no mercado neste momento não atendem ao critério de preço, já que ainda são relativamente mais caros.

Sem falar que a oferta de dispositivos para o consumidor interessado é algo muito residual, com poucos lançamentos disponíveis para o mercado como um todo, e não apenas para o Brasil.

Não é um exagero afirmar que o mercado de smartphones compactos está desaparecendo, pois essa é uma realidade prática.

Mas… só não existe medo para a morte nessa vida.

 

As alternativas para quem quer um smartphone compacto

Existem algumas saídas, e nem todas vão resolver o problema por completo. Mas ao menos deixa o caminho das pedras para quem quer testar por conta própria.

O excelente site GSMArena é a minha primeira dica.

Com ele, você pode filtrar opções de smartphones com base em critérios específicos, como o ano de lançamento, o tipo de processador e RAM e, é claro, o tamanho do dispositivo em questão.

Os filtros avançados ajudam na identificação rápida dos modelos de sua preferência, mas os resultados das pesquisas podem variar, dependendo da disponibilidade dos modelos comercializados no momento.

Neste caso, informação também é poder.

Se vai comprar um telefone compacto, avalie o desempenho e o tempo de longevidade do dispositivo que você deseja.

Comprar um smartphone de linha média ou alta dos anos anteriores pode ser uma saída para quem não encontra um modelo do ano de telefone compacto.

Dessa forma, você garante o bom desempenho do dispositivo e, de quebra, sabe quantos anos de atualizações de software ele vai receber.

E uma última alternativa é tentar comprar esse smartphone… usado ou de segunda-mão.

É a solução para quem quer comprar o seu compacto por um preço mais acessível. Mas tome cuidado com defeitos ocultos e com os anos restantes de atualização de segurança.

É isso. Espero ter ajudado de alguma forma.


Compartilhe