Faz diferença ter 4 GB ou 12 GB de RAM no smartphone? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Faz diferença ter 4 GB ou 12 GB de RAM no smartphone? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Faz diferença ter 4 GB ou 12 GB de RAM no smartphone?

Faz diferença ter 4 GB ou 12 GB de RAM no smartphone?

Compartilhe

A primeira coisa que você deve saber antes de começar a ler esse post com a máxima atenção possível é: assim como acontece com o seu computador, a RAM é um elemento muito importante.

E você deve dedicar não apenas um maior tempo para compreender o que ela pode fazer por você, mas dar um peso um pouco maior para esse item na hora de escolher o seu próximo smartphone. Esse é um fator considerado fundamental na hora de obter uma melhor experiência de uso, ou ficar com um smartphone travando o tempo todo nas mãos.

Em linhas gerais, os fabricantes de tecnologia, os especialistas no assunto e palpiteiros de plantão afirmam como um mantra quase indefectível que: “quanto maior a quantidade de RAM em um dispositivo, melhor será o desempenho do smartphone”.

Isso até tem o seu fundo de verdade, mas não é uma verdade absoluta. E isso vale para qualquer dispositivo de tecnologia que recebe um sistema operacional… incluindo um smartphone.

 

 

 

O que é a RAM?

 

Eu sei que muita gente já sabe o que é RAM, mas a audiência é rotativa, e muita gente não nasceu sabendo. Logo, é importante explicar o que é esse item de hardware tão importante, mesmo que de forma superficial.

A RAM é um tipo de memória que armazena dados necessários para o funcionamento dos dispositivos eletrônicos com sistema operacional (aqui, considere smartphones, tablets, computadores, TVs, inteligentes, smartwatches, smartbands, etc) em curto prazo.

Ela recebe a sigla RAM por ser a sigla em inglês de Random Access Memory, ou Memória de Acesso Aleatório. E não importa qual é o aplicativo que você vai utilizar no seu dispositivo, pois o tempo de espera para acessá-lo será o mesmo, já que esse tipo de memória não utiliza um modo sequencial de acesso.

Isso pode ser considerado um problema para os mais leigos, mas é fácil entender que a RAM agiliza as coisas puxando os dados desse aplicativo mais rápido e, por conta disso, ele ajuda a executar o aplicativo em questão de forma muito mais rápida do que se os dados solicitados fossem colocados em uma ordem dentro de uma regra específica.

No sistema operacional instalado nos smartphones, a RAM gerencia o acesso desses aplicativos, cujos dados são armazenados de forma temporária, para que os mesmos sejam entregues (quase) instantaneamente quando solicitados.

 

 

 

Quando temos mais RAM no smarpthone… faz alguma diferença?

 

 

A diferença é simples: quando o seu smartphone possui 3, 4 ou 12 GB de RAM, esses valores determinam a velocidade que que o dispositivo vai passar de aplicativo para aplicativo. Quanto maior for essa capacidade, mais rápido ele vai fazer isso.

A parte negativa desse processo é que uma capacidade maior de RAM pode consumir uma maior quantidade de bateria. E o contrário também acontece: quanto menor a capacidade dessa memória, a autonomia de bateria será maior.

A quantidade de RAM ideal para o seu smartphone vai depender das suas necessidades com o dispositivo. Alguns apps usam mais RAM, outros menos. Contar com um telefone com 8 GB de RAM (principalmente para os jogos) é mais do que apropriado. Mas para quem usa o dispositivo basicamente para acessar as redes sociais, 4 GB são mais do que suficientes.

Escolha com sabedoria. E use a RAM com moderação.


Compartilhe