Fairphone 3: com bateria removível, reparável, modesto e sustentável | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

Fairphone 3: com bateria removível, reparável, modesto e sustentável

Compartilhe

Os Fairphones nasceram em 2013, e apresentaram ao mundo o conceito de smartphone “totalmente justo”, deixando de lado os valores sociais que os demais fabricantes aportam em seus produtos. E o Fairphone 3 segue esse conceito, com um hardware mais modesto que os seus concorrentes, mas apostando na sustentabilidade.

 

 

Fairphone 3: especificações técnicas

 

 

Não são telefones que se destacam por serem potentes ou com especificações chamativas, e nem querem. A escolha dos componentes é a mais correta possível para a sua proposta. O Fairphone 3 conta com uma tela de 5.65 polegadas LCD IPS (Full HD+, 427 ppp, 18:9, Gorilla Glass 5), processador Snapdragon 632, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento (expansíveis via microSD) e sistema operacional Android 9 para gerenciar tudo.

Nas câmeras, encontramos um sensor traseiro de 12 MP (f/1.8) e um sensor frontal de 8 MP (f/2.0). Sua bateria de 3.060 mAh é substituível, além de contar com a recarga rápida Quick Charge 3.0. Na conectividade, encontramos o dual nano SIM, USB-C, leitor de digitais na parte traseira, conector para fones de ouvido, rádio FM e suporte para o Miracast. Suas dimensões são de 158 x 71,8 x 9,89 mm, seu peso é de 187.4 gramas e o seu preço estimado é de 450 euros.

 

 

As surpresas do dispositivo

 

 

A sua autonomia de bateria é respeitável, mas a mesma é removível, algo pouco comum entre os fabricantes nesse momento. As câmeras prometem entregar fotos de boa qualidade, incluindo em condições de baixa luminosidade. Outro destaque do modelo é que ele é “modulável e reparável”, com um simples processo de desmontagem e componentes facilmente substituíveis.

A loja da Fairphone tem uma área especial para os componentes de hardware do dispositivo, facilitando todo o processo. Por fim, no kit de venda do produto você encontra uma mini chave de fendas para acessar os componentes internos do dispositivo.

 

 

 

Um design tão honesto como esperado

O Fairphone 3 possui um design que não quer seguir as tendências de outros fabricantes, adotando bordas convencionais, nada de notch e até uma mensagem clara em apoio à sustentabilidade na parte traseira: “Change is in your hands” (ou “A mudança está nas suas mãos”).

 

 

A traseira do telefone é parcialmente translúcida (feita em policarbonato), exibindo a posição dos componentes do telefone. O Fairphone 3 é fabricado em materiais reciclados, onde todo o processo de reciclagem é muito mais sustentável do que aqueles adotados hoje pelos demais fabricantes.

 

 

 

Um grande e brilhante esforço

 

 

Desde 2013, a Fairphone cumpre com o compromisso com a sustentabilidade, com processos que vão desde a coleta de materiais até a reciclagem do telefone que são os mais respeitosos e éticos possíveis.

Esse compromisso torna o Fairphone 3 um smartphone muito equilibrado e respeitoso com o nosso entorno. Não é o telefone mais potente do mercado, e nem devemos compará-lo com outros modelos comerciais, mas é um dispositivo que ganha por essa sustentabilidade e vocação para oferecer um telefone reparável, modular e acessível para todos.

 

 

O Fairphone 3 custa 450 euros na pré-reserva, e os envios começam a partir da metade de setembro. Gastos de envio não incluídos e dependem do país de destino.

 

 

Via Fairphone


Compartilhe