Compartilhe

Os Community Standards do Facebook são uma série de normas baseadas em políticas internas, produzidas pela retroalimentação da comunidade e com a ajuda de especialistas em áreas diversas. As regras valem para todos em qualquer lugar do planeta, sejam indivíduos, páginas, grupos e comentários.

Agora, o Facebook decidiu tornar pública tais regras, como mostra de transparência da plataforma.

Os termos se dividem nos tópicos Segurança, Conteúdo Questionável, Integridade & Autenticidade e Respeito à Propriedade Intelectual. Em cada área está especificado como o Facebook lida com casos que violam tais regras, e quais são as medidas a serem tomadas antes de eliminar um conteúdo da plataforma.

O documento é enorme, mas vale a pena tirar um tempo para ler e compreender como o Facebook aplica as regras, e para você ter ciência que, em muitos casos, essas regras custam a ser aplicadas.

Especialmente nos casos de discursos que incitam o ódio, onde apesar das políticas da redes social serem claras sobre o que é permitido ou não, há páginas com conteúdo questionável que ainda seguem no ar, como se nada estivesse acontecendo.

De qualquer forma, é uma abertura que o Facebook faz. Quem sabe o primeiro passo para fazer as regras serem cumpridas com mais energia, e que conteúdos inapropriados, mal intencionados e fake news sejam eliminados da plataforma.

 

Para acessar o documento, clique aqui.


Compartilhe