Facebook News, ou nova tentativa de redenção com a mídia | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Facebook News, ou nova tentativa de redenção com a mídia | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Facebook News, ou nova tentativa de redenção com a mídia

Facebook News, ou nova tentativa de redenção com a mídia

Compartilhe

A enésima tentativa do Facebook em se tornar um meio de comunicação mais confiável responde pelo nome Facebook News, e está em fase de testes nos Estados Unidos, em forma de uma nova aba dentro do aplicativo. Para o Facebook, “o jornalismo possui um papel crítico em nossa democracia”, e por isso a rede social quer dar um espaço dedicado às notícias.

 

 

Assim vai funcionar o Facebook News

O Facebook News vai exibir as notícias nacionais mais relevantes do dia, de acordo com a seleção feita pelo próprio Facebook. Seu objetivo é que as pessoas possam encontrar mais notícias dentro do aplicativo, e um time de jornalistas (sem revelar detalhes sobre o perfil dos mesmos) vai selecionar os temas mais relevantes.

De acordo com as notícias mais lidas entre os usuários, o Facebook vai compilar os dados para mostrar notícias baseadas nesses interesses temáticos. Algumas seções do News vão tratar de temas específicos (ciência, tecnologia, política, esportes, etc).

O Facebook News vai atender a leitores e editores, e os jornalistas que vão escolher as notícias em destaque terão independência editorial. Serão quatro grandes grupos de notícias (notícias gerais, temáticas, diversas e locais), e os testes acontecem em mais de 6 mil cidades e povoados dos Estados Unidos.

 

 

 

A guerra contra a mídia

É preciso entender o contexto da criação do Facebook News, onde os grandes prejudicados são os veículos de imprensa. Em 2018, o Facebook mudou o seu algoritmo para penalizar conteúdos de páginas e veículos de imprensa, beneficiando o conteúdo de amigos e familiares.

Levou mais de um ano para a plataforma reconhecer que estava inflando as visualizações nos vídeos de anunciantes, o que fez com que veículos de mídia começassem a trabalhar em novos formatos. Depois de revelada a situação, veículos como o Mashable chegaram a demitir em torno de 50 pessoas. Em consequência disso, esses veículos foram multados em US$ 40 milhões.

O Facebook tenta resolver os seus próprios problemas com a liberdade de expressão em discursos políticos em anúncios e todos os resultados ruins com os veículos de imprensa. Resta ver se o Facebook News realmente vai beneficiar a todas as pontas do processo.

 

Via Facebook


Compartilhe