Facebook elimina evento de invasão da Área 51

Compartilhe

O meme de 2019 não envolveu gatinhos, mas sim a Area 51 em Nevada (EUA). A tentativa de invasão coletiva daquele espaço por parte de internautas por si era absurda, mas de alguma forma esse se tornou um dos eventos mais populares da história do Facebook.

O evento, criado por uma página dedicada a compartilhar imagens graciosas, superou todas as expectativas e conseguiu atrair milhões de pessoas. E com o “simples” objetivo de encontrar alienígenas supostamente aprisionados na base militar, resgatá-los e escapar do local com eles.

A ideia é que, se gente suficiente aparecer ao mesmo tempo, os soldados da base militar não poderão parar a multidão, e alguém vai conseguir entrar. Sim, eu sei… é uma ideia ridícula, mas vivemos a era da internet, onde não seria tão absurdo pensar que alguém realmente tentaria o feito para conquistar a fama instantânea.

 

 

Facebook elimina o evento para atacar a Área 51

 

 

Depois da brincadeira inicial e da data confirmada para o evento (20 de setembro), os criadores do evento e as autoridades estão fazendo o possível para evitar uma potencial tragédia.

Representantes da Força Aérea norte-americana avisaram que a Área 51 hoje é conhecida como “Campo de Testes e Treinamento de Nevada”, de modo que é possível que os invasores se encontrem em um ambiente de manobras com fogo real.

Já os criadores do evento lavaram as mãos, mas sem eliminar o evento por conta própria. Finalmente, o Facebook teve que assumir a responsabilidade, apagando a página por completo. Um dos criadores publicou a notificação que recebeu, indicando que o evento foi apagado por ir contra os padrões da comunidade do Facebook, apesar da rede social não dar uma razão específica, nem explicar quais regras específicas foram violadas.

 

 

Isso não foi bem recebido na comunidade, e algumas teorias conspiratórias sobre os verdadeiros motivos por trás da decisão já circulam na internet. O Facebook foi pressionado pelos militares?

Na verdade, o Facebook está apagando qualquer novo evento relacionado com o original. Um festival de verdade que foi agendado para o mesmo dia em Nevada (e bem longe da Área 51) também teve o seu evento apagado na plataforma, algo exagerado, ao meu ver.

Será que tudo isso vai realmente evitar que o deserto de Nevada fique lotado de internautas em 20 de setembro?

Mal posso esperar para ver!

 

Via CNET, Huffington Post, Facebook


Compartilhe