Um interessante recurso foi anunciado por Facebook e Instagram: o controle de tempo dos usuários nesses serviços. São avisos personalizados que indicam quanto tempo você permaneceu nessas redes sociais.

A ferramenta será apresentada oficialmente nos EUA nos próximos dias, e deve chegar aos demais países em breve. É uma contagem bruta do tempo em que você passou nas duas redes sociais, com o objetivo de ajudar a combater o vício de muitas pessoas nessas plataformas.

Dentro das funções apresentadas estão a silenciar as notificações push e indicar o tempo de atividade mediante avisos personalizados. Ou seja, se você quer ficar no Facebook ou Instagram por apenas três horas por dia, o aplicativo manda um aviso quando essa marca for alcançada.

De qualquer forma, não há um bloqueio ou impedimento sem seguir utilizando as duas redes sociais. Há apenas a notificação para que você fique mais consciente do tempo em que você está utilizando as plataformas.

Vamos ver se tais medidas ajudam a reduzir o vício das pessoas no Facebook ou Instagram. Sinceramente, acho difícil. Mesmo assim, algumas pessoas podem se beneficiar da iniciativa, o que já é algo positivo.

 

Via TechCrunch