TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Faça o celular ler notificações em voz alta | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Faça o celular ler notificações em voz alta

Faça o celular ler notificações em voz alta

Compartilhe

Todo mundo recebe muitas notificações no smartphone ao longo do dia, e alguns de nós desejam ficar por dentro de tudo o que está chegando no celular o tempo todo. Mas não dá para parar o trabalho para olhar para a tela do dispositivo, pois isso mata a produtividade de qualquer um.

Uma das soluções adotadas por algumas pessoas é fazer com que o seu smartphone faça o ditado das notificações recebidas. Existem vários métodos disponíveis para essa tarefa, tanto para o Android como para o iPhone. E neste post, vamos mostrar como você pode fazer isso de forma bem simples.

 

 

 

Use o Google Assistente no Android

O Google Assistente tem um recurso que realiza a leitura de todas as notificações recebidas em voz alta, e a boa notícia aqui é que você não precisa fazer o download ou a instalação de nenhum aplicativo de terceiros para ter essa funcionalidade em seu smartphone.

O recurso funciona com ou sem fones de ouvido, e você é livre para escolher em qual modo ele vai funcionar.

Faça o seguinte:

  1. Abra o Google Assistente dizendo: “OK Google, leia as minhas mensagens”, ou pressionando o botão especial para invocá-lo.
  2. Uma janela vai aparecer solicitando a permissão para essa leitura (se você está ativando o recurso pela primeira vez; depois disso, não). Logo, ofereça o acesso às notificações do telefone.
  3. Escolha os aplicativos cujas notificações vão passar pelo Google Assistente.
  4. Feito isso, na próxima vez que você disser “OK Google, leia as minhas mensagens”, o Google Assistente vai ler as mensagens recebidas em voz alta.

 

 

 

Siri pode fazer isso no iPhone

Nos smartphones da Apple, basta invocar a Siri para que ela leia as suas notificações. O recurso também funciona com ou sem fones de ouvido, onde você pode escolher quando que as mesmas entrarão em ação.

Faça o seguinte:

  1. Abra os Ajustes no iPhone.
  2. Toque em Notificações.
  3. Vá até o item Anunciar mensagens com Siri.
  4. Ative a primeira opção que vai aparecer.

 

A partir de agora, todas as mensagens que você receber enquanto você estiver usando os fones de ouvido serão lidas de forma automática, com uma reprodução de um som com o nome do remetente da mensagem e a leitura do conteúdo da mesma na sequência.

Sem os fones de ouvido, você pode simplesmente dizer: “Ei Siri, leia todas as minhas notificações”.

 

 

 

Use o modo de acessibilidade do Android

Para quem tem um smartphone Android, existe um segundo método, através do recurso de Acessibilidade. Não é tão avançado quanto o Google Assistente, mas é bem útil para economizar tempo na hora de ler qualquer tipo de conteúdo em texto.

Faça o seguinte:

  1. Vá em Ajustes > Acessibilidade (o local de acesso do recurso pode variar de acordo com a capa de personalização do seu smartphone).
  2. Toque em Enunciar seleção, e ative essa opção. O recurso permite a seleção de texto e imagem para leitura do texto em exibição na tela do dispositivo.

 

No iPhone, existe um recurso semelhante chamado VoiceOver, que também permite a leitura em voz alta do texto selecionado ou de todo o conteúdo exibido na tela. Para ativar essa funcionalidade, vá em Ajustes > Acessibilidade > Conteúdo lido. Ou simplesmente invoque a Siri e mencione o comando “leia a tela”, e em caso da tela do iPhone estar bloqueada, o software vai ler as notificações recebidas recentemente.


Compartilhe