O Reddit está cheio de informações sobre teclados e suas soluções criativas, com elevado nível de personalização. E se você quer realmente um teclado original, veja o que Matts Lind, um entusiasta do retrô, tem a oferecer.

Para iniciar a sessão com um computador com Ubuntu Linux de forma remota, Lind decidiu usar uma máquina utilizada nos serviços de telégrafo do século passado. Hoje, esta é uma tecnologia obsoleta, mas era bem útil no passado, pois era uma via de comunicação muito mais rápida do que o envio de uma carta.

 

 

Uma máquina utilizada na Segunda Guerra Mundial

 

Lind utilizou uma Lorenz Lo15, uma gigantesca máquina de escrever com mais de 27 kg de peso, e que se conectava com o serviço de telegrafia. A máquina é do começo da década de 30, e podia produzir 66 palavras por minuto. Apesar de suas limitações, era um grande avanço em relação a outros meios de comunicação, e muito importante para os militares, sendo utilizada durante a Segunda Guerra Mundial para comunicação de ordens e informações.

 

 

E Lind decidiu utilizar essa besta para logar no Linux. A máquina tem tudo o que é preciso para a comunicação e registro do conteúdo no papel ao mesmo tempo. Ele usou a conexão do telégrafo da máquina para se conectar remotamente com o seu servidor Linux, que pode ser controlado com os comandos do terminal.

Ainda que ele tenha se deparado com alguns problemas que não foram poucos, como por exemplo, a máquina não distinguir entre maiúsculas e minúsculas, algo necessário para um login eficiente no Linux e a manutenção e atualização de uma máquina como essa não ser algo simples, precisando engraxar os mecanismos e manter tudo limpo para que funcione de forma decente, todo o esforço vale a pena quando testemunhamos a máquina funcionando.

 

 

Será que vale a pena todo o esforço para colocar essa antiguidade para funcionar com a tecnologia atual? Bom, só pela beleza da coisa, a resposta é um contundente SIM!